Saúde
Projeto realizará 600 cirurgias de catarata ao ano em pacientes do SUS
Ação "Visão para o Brasil" envolve Hospital Oftalmológico de Sorocaba em parceria com empresas do segmento ótico
É através dos olhos que conhecemos o mundo -- e, também, que revelamos nossos, medos, felicidades e paixões. Afinal, os olhos são responsáveis por até 80% dos estímulos na nossa interação com o universo que nos cerca. Mas, para milhares de brasileiros, essa não é uma realidade. De acordo com o último censo do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, a catarata responde por 49% da cegueira no Brasil, ainda que o número de cirurgias tenha dobrado nos últimos dez anos.
O chefe do Departamento de Catarata do Hospital Oftalmológico do Banco de Olhos de Sorocaba (BOS), Fernando Cresta, explica que catarata é qualquer opacidade no cristalino, que é a lente natural do olho. Sua causa mais frequente é a idade (a chamada catarata senil), mas também pode acometer crianças, desde seu nascimento (catarata congênita). Outras causas que predispõem ao seu aparecimento são diabetes, doenças metabólicas, inflamações oculares, traumas e uso de medicações.
“A catarata é a principal causa de cegueira reversível, ou seja, curável, com cirurgia, no Brasil. Após a cirurgia, mais de 95% dos pacientes recuperam completamente sua visão”, esclarece o especialista.
E foi justamente por causa dessa demanda da população carente que aguarda na fila de espera do SUS por uma cirurgia de catarata que surgiu o projeto social sem fins lucrativos Visão para o Brasil. Trata-se de um projeto social arquitetado pelas empresas Leedsay e Ophthalmic Solution, ambas do segmento ótico, há mais de dois anos, e que deve abranger todo o Brasil. A Ophthalmic Solution fornece a matéria prima para que a Leedsay possa produzir as lentes aqui no Brasil.
O início aconteceu no dia 27 de novembro, no Hospital Oftalmológico de Sorocaba, o primeiro parceiro do projeto. “Sempre defendemos ter um parceiro de referência para dar início a esse grande sonho e, como a Leedsay tem um escritório de negócios na região de Sorocaba, seria impossível não nos unirmos ao BOS para iniciar um projeto tão bonito e tão nobre quanto esse. Começar com o BOS é um orgulho e uma honra muito grande para nós. O BOS representa o grau de excelência, o comprometimento de uma sociedade sorocabana inteira envolvida com uma instituição que é referência mundial. E, para nós, que também queremos levar esse projeto para o mundo todo, não poderia haver melhor maneira de começar”, afirma o CEO da Leedsay, André Marcondes, idealizador e responsável pelo projeto.
Marcondes explica que a Leedsay fará a doação de 600 lentes intraoculares ao ano para o BOS, que deverá realizar 50 cirurgias de catarata ao mês em pacientes carentes de Sorocaba e região, totalizando 2 mil doações anuais para outras instituições parceiras do Brasil todo.
“Quando o CEO da Leedsay nos procurou, nos encantamos pelo projeto e imediatamente demos nosso consentimento para sequenciar essa parceria que contempla pessoas de baixa renda. À medida em que fomos formatando e dando corpo ao projeto, fui percebendo a grandeza e importância dele pelo impacto social de uma iniciativa que vai mudar a vida de muita gente”, afirma o representante da Ophthalmic Solution, Roberto Basile.
“As cirurgias serão agendadas após triagens nos pacientes do SUS, que serão operados sem qualquer custo pelos médicos do departamento de catarata do BOS. Estas cirurgias e triagens ocorrerão durante todos os meses do ano para permitir a recuperação da visão do maior número de pacientes carentes”, completa o médico especialista.
Eram os casos de Rosa Maria de Sa, 63 anos, de Itararé, e de José Carlos de Lima, 59 anos, de Sorocaba, ambos na fila de espera do SUS para realizar a cirurgia de catarata há anos.
“Descobri que tinha catarata já faz uns 10 anos, mas nesse período, tive um AVC, o que piorou minha visão. Há quatro anos espero por esse momento”, contou Rosa, enquanto se preparava para a cirurgia do olho esquerdo, com apenas cerca de 10% da visão. “Quero voltar a enxergar tudo, claro, mas, em especial, quero poder voltar a ler, escrever, retomar minha independência sem estar sempre caindo ou trombando nas coisas e nas pessoas”.
Já José Carlos estava na fila há mais de um ano e contou, enquanto aguardava sua vez de realizar a cirurgia, que de dia ainda enxergava um pouco, mas à noite, quase nada. “Se Deus quiser vou recuperar a visão para renovar minha carteira de habilitação. Meu sonho é poder voltar a dirigir, não sei para onde vou com o preço da gasolina tão alto, mas só de voltar a enxergar já estarei muito feliz”, disse, com bom humor.
O Hospital Oftalmológico de Sorocaba é referência para o atendimento e para a realização de cirurgias de catarata pelo SUS na região de Sorocaba, sendo um dos únicos hospitais da região que realiza cirurgia de catarata a laser e implanta lentes tóricas e multifocais com marcadores digitais intra-operatórios.
“Esse projeto veio em boa hora porque nós temos uma demanda muito grande de cirurgia de catarata e, infelizmente, os recursos do SUS não são suficientes para atender todas a todos que precisam e isso acaba ocasionando filas de espera. Então, essa ajuda que vem através desse projeto está permitindo que a gente faça mais cirurgias e consiga atender mais pacientes do SUS, por isso a ajuda desses insumos tem grande valor nessa parceria, declara o superintendente do BOS, Edil Vidal de Souza.
Isabel Cacilda Piazentin, de 64 anos, aposentada, é um exemplo dessa mudança. Em fevereiro deste ano ela descobriu que tinha catarata, sendo que já estava 100% cega do olho direito. “Tinha muita vontade de mexer no celular, de ler, assistir televisão. Mas, mais do que tudo, estava cansada de cair o tempo todo e de depender das pessoas. A cirurgia foi uma benção na minha vida, é muita felicidade, sem palavras para agradecer e elogiar a todos. Deus abençoe muito a quem criou esse projeto”, emocionou-se Isabel enquanto tirava o tampão.
“Cada vez que vejo um tampão ser tirado do paciente, me emociono novamente. Pessoas que estão sem enxergar há anos, em pequenas cidades, sem recursos e sem informação para buscar ajuda, que muitas vezes já se conformaram com a perda da visão, quando voltam a ver o mundo novamente, não há palavras para descrever a emoção que contagia a todos, a luz que irradia e brilha nos olhos deles e que ilumina nosso coração”, finaliza o idealizador do projeto.
O Banco de Olhos de Sorocaba (BOS) e o Hospital Oftalmológico de Sorocaba (HOS) ficam localizados na Rua Nabek Shiroma, 210, no Jardim Emília. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.bos.org.br ou pelo telefone (15) 3212-7000. (Da Redação)
Galeria
Confira a galeria de fotos