Buscar no Cruzeiro

Buscar

Saúde

Volta às aulas presenciais requer cuidados para evitar infecções

Entre os motivos mais frequentes que levam as crianças ao médico estão as infecções de ouvido, nariz e garganta

10 de Novembro de 2021 às 00:01
Cruzeiro do Sul [email protected]
O médico Fabio Lorenzetti, coordenador do Departamento de Otorrinolaringologia do Banco de Olhos de Sorocaba (BOS).
O médico Fabio Lorenzetti, coordenador do Departamento de Otorrinolaringologia do Banco de Olhos de Sorocaba (BOS). (Crédito: DIVULGAÇÃO / Q! NOTÍCIA)

Os cuidados com a saúde das crianças requerem sempre muita atenção, em especial quando o assunto é o nariz, ouvido e a garganta. Isso porque, além das corriqueiras travessuras infantis -- tais como enfiar objetos no ouvido, boca e nariz --, que são os pesadelos de quaisquer pais, as infecções de garganta (como a amidalite), de ouvido (otites) e de vias aéreas superiores (como a rinosinusite) são muito comuns durante a primeira e segunda infância, respondendo por alguns dos principais motivos que levam os pais a procurarem um otorrinolaringologista, médico que cuida dessas doenças.

Além dessas situações frequentes, são comuns também casos de obstrução respiratória, que levam à respiração oral, problemas do sono, como ronco e apneia; e infecções de repetição na garganta, que ocorrem com grande frequência, são muito graves ou que duram um tempo excessivo. “Apesar desse tipo de infecção ser muito comum, durante o isolamento social causado pela pandemia, observamos uma diminuição na procura por esse tipo de atendimento, justamente porque houve a interrupção das aulas escolares presenciais. No entanto, o retorno das aulas 100% presenciais pode trazer à tona novamente essas infecções de repetição”, alerta o médico Fabio Lorenzetti, coordenador do departamento de otorrinolaringologia do Banco de Olhos de Sorocaba (BOS).

A melhor maneira de prevenir estes casos de infecções de repetição, tanto de garganta e ouvido quanto as respiratórias, assim como a própria Covid-19, é lavar sempre as mãos com água e sabão, utilizar álcool em gel, manter o corpo hidratado, adotar uma alimentação saudável e dormir bem para manter a imunidade alta. E, o mais importante: manter o uso de máscaras faciais de proteção para a prevenção de infecções transmitidas pelo ar, de maneira geral.

Outra situação para a qual os pais devem ficar especialmente atentos é o sangramento nasal, que pode ser causado por traumatismos locais, que são mais frequentes em crianças; pelo ressecamento da mucosa, causado pelo clima excessivamente seco; pelas alergias, em razão da presença de um corpo estranho; pelo hábito de assoar o nariz com muita força ou, ainda, de levar o dedo ao nariz, atitudes típicas de crianças. Nestes casos, alerta Fabio Lorenzetti, o importante é manter a calma e fazer compressão na narina que estiver sangrando, com a cabeça levemente inclinada para a frente, e evitar a exposição ao calor e às atividades físicas.

Ainda sobre situações potencialmente perigosas para as crianças, o médico destaca o mau uso dos fones de ouvido, pois um tempo prolongado de exposição a um som de alta intensidade pode levar a perdas auditivas significativas. “Após esse tipo de exposição, é comum ter os mesmos sintomas de quando a gente vai num show de rock, por exemplo, e fica durante muito tempo perto da caixa de som. Daí aparece aquele zumbido fininho dentro do ouvido e a gente sente que teve uma perda da audição. Essa condição geralmente é temporária, depois de um tempo as funções normais tendem a ser recuperadas. Mas é preciso tomar muito cuidado, pois se a pessoa continua se expondo, uma hora essa perda pode se tornar permanente”, esclarece o médico otorrinolaringologista.

“É importante lembrar que o BOS está preparado para atender a todos os casos, seja um corpo estranho que a criança introduziu em algum orifício, um sangramento nasal persistente, perdas auditivas temporárias e até mesmo em casos de infecções agudas de garganta e ouvido, quando a criança está sofrendo muito. Isso porque temos o Pronto Socorro de Otorrinolaringologia, um dos únicos da região que possui essa especialidade in loco, e temos ainda nosso ambulatório para atendimento, tanto para consultas de convênios, particulares ou do SUS. O mais importante é manter a calma, procurar ajuda de um profissional e nunca, jamais, se automedicar”, finaliza o médico. (Da Redação)