Buscar no Cruzeiro

Buscar

Mês da Prematuridade

Novembro Roxo terá série de atividades sobre o assunto

São 340 mil famílias passando pela experiência da prematuridade todo ano em território brasileiro

03 de Novembro de 2021 às 01:17
Cruzeiro do Sul [email protected]
A prematuridade é a principal causa de mortalidade infantil antes dos 5 anos de idade, no mundo todo. Brasil é o 10º país no ranking global de partos prematuros
A prematuridade é a principal causa de mortalidade infantil antes dos 5 anos de idade, no mundo todo. Brasil é o 10º país no ranking global de partos prematuros (Crédito: Divulgação)

O penúltimo mês do ano também é marcado pela campanha global “Novembro Roxo”, tendo como destaque o dia 17, Dia Mundial da Prematuridade, cujo objetivo é alertar sobre causas e consequências do parto prematuro.

A prematuridade é a principal causa de mortalidade infantil antes dos 5 anos de idade, no mundo todo. O Brasil é o 10º país no ranking global de partos prematuros, os quais ocasionam 10 vezes mais óbitos de crianças do que o câncer.

São 340 mil famílias passando pela experiência da prematuridade todo ano em território brasileiro, 12% do total de nascimentos.

O parto é considerado prematuro quando acontece antes de 37 semanas de gestação. São várias as causas que podem levar à prematuridade, mas o principal passo para evitar esse problema é a prevenção, salienta a diretora executiva da ONG Prematuridade.com, Denise Suguitani. “Nesse sentido, o pré-natal é uma das medidas mais eficazes para uma gestação saudável”, ressalta.

Campanha

Uma série de ações virtuais integram a programação da campanha, promovida no Brasil pela Associação Brasileira de Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros (ONG Prematuridade.com).

Convidados especiais trarão variadas informações e sensibilização ao tema, além de atividades envolvendo arte, música e espiritualidade.

A iniciativa é voltada às famílias e profissionais de saúde, estes também impactados pela separação, uma vez que abriram mão de estarem com suas famílias para cuidarem dos pequeninos e seus familiares, merecendo todo o carinho e reconhecimento pelo trabalho prestado.

As lives contarão com a participação de representantes de entidades como a OMS (Organização Mundial de Saúde), Sociedade Brasileira de Pediatria, Ministério da Saúde, Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), Sociedade Brasileira de Imunizações, Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, além de importantes nomes da Neonatologia do país, parlamentares, voluntários da ONG, influenciadores e celebridades.

Outra iniciativa do Novembro Roxo inclui a iluminação dos prédios públicos com a cor roxa, símbolo da causa.

Entre os locais, está prevista a iluminação dos prédios dos Três Poderes, da Câmara e do Senado Federal, em Brasília, além de Assembleias Legislativas, Câmaras Municipais, hospitais e estádios de futebol.

A ONG encabeça, em solo brasileiro, o tema mundial da campanha de 2021 - “Separação zero: aja agora! Mantenha pais e bebês prematuros juntos!”.

“O tema da campanha desse ano é de extrema relevância, pois, no mundo todo, a pandemia ocasionou a separação de pais e seus bebês prematuros em algumas UTIs, impactando negativamente o prognóstico desses bebês e a saúde emocional de mães e pais”, fala Denise.

Principalmente no período mais crítico da Covid-19, Denise lembra que a Organização recebeu diversos relatos de mães que não puderam estar perto dos seus bebês durante a internação.

“A não permissão dos pais dentro das UTIs Neonatais não fere somente o direito familiar, mas também interfere na recuperação do bebê e até mesmo em um possível último contato entre pais e filhos. Abraçamos essa ação global porque acreditamos que pai e mãe não são visitas dentro da UTI Neonatal, e, sim, fazem parte do processo do cuidado dos seus filhos”, ressalta ela.

A programação em alusão ao Novembro Roxo terá início nesta quinta-feira (4), com transmissão pelas redes sociais da ONG, no Facebook.


Confira a programação:

Dia 4/11, às 15h - Webinar Científico de Abertura do Novembro Roxo (pelo YouTube e Facebook)

Dias 6/11, a partir das 17h até 7/11 - Virada Cultural da Prematuridade (YouTube)

Dia 11/11, às 17h - Live da Frente Parlamentar Mista da Prematuridade (YouTube, Facebook e LinkedIn)

Dia 17/11, a partir das 8h - Maratona de lives do Dia Mundial da Prematuridade (Instagram, YouTube, Facebook e LinkedIn)

Dia 20/11, das 8h às 12h - Evento de 1 ano da Liga Interdisciplinar ONG Prematuridade.com (YouTube e Facebook)

Dia 25/11, às 17h - Painel de Políticas Públicas em Prematuridade (YouTube, Facebook e LinkedIn)

Dia 27/11, às 10h - 3º Ciclo de Palestras para as Famílias ONG Prematuridade.com (pelo YouTube e Facebook)