Buscar no Cruzeiro

Buscar

Tratamento alternativo

Depressão poderá ser tratada sem uso de medicamentos

Método que utiliza eletromagnetismo está sendo desenvolvido por pesquisadores da USP

22 de Setembro de 2021 às 19:12
Da Redação [email protected]
USP DESENVOLVE MÉTODO QUE UTILIZA ELETROMAGNETISMO PARA TRATAR DEPRESSÃO
USP DESENVOLVE MÉTODO QUE UTILIZA ELETROMAGNETISMO PARA TRATAR DEPRESSÃO (Crédito: DIVULGAÇÃO)

O Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP) está desenvolvendo uma técnica para tratar a depressão sem a utilização de medicamentos.

A doença atinge cerca de 15% da população mundial. Aproximadamente 30% dos pacientes com depressão apresentam resistência ao tratamento, principalmente os idosos, que algumas vezes ainda sofrem os efeitos colaterais de remédios para outras enfermidades.

Especialistas veem a alternativa com otimismo. O neurocirurgião Fernando Gomes, por exemplo, lembrou que o tratamento clássico para a depressão envolve psicoterapia e a utilização de medicamentos para reequilibrar neurotransmissores, como a serotonina e dopamina, entre outros. “Mas também existe a utilização da eletricidade, como a eletroconvulsoterapia, usada para situações bastante graves”, explicou o médico.

Já a pesquisa da USP é baseada nos princípios do eletromagnetismo. “É uma forma mais tecnológica e avançada, que utiliza o princípio do magnetismo e da corrente elétrica: a estimulação magnética transcraniana, que consegue interferir no funcionamento dos neurônios”, disse o neurocirurgião.

“Através desse processo é possível interferir principalmente na região do córtex pré-frontal, que é a porção mais anterior do nosso cérebro e está envolvida no processo de memória, de atenção, planejamento e outros circuitos relacionados à depressão”, completou.

Segundo o médico, o estudo quer estimular o cérebro de pessoas com depressão utilizando uma bobina que gera um campo eletromagnético em regiões específicas relacionadas à doença. “Esses neurônios são influenciados e sua própria reconexão e funcionamento normal são estimulados para que o indivíduo possa sair do estado de depressão.” (Da Redação, com informações da USP)