Buscar no Cruzeiro

Buscar

Guia Saúde

Raio-x amplia chances de câncer cerebral

26 de Maio de 2021 às 00:01
Da Redação [email protected]
Inca estima o diagnóstico de 11.090 novos casos no Brasil em 2021.
Inca estima o diagnóstico de 11.090 novos casos no Brasil em 2021. (Crédito: TÂNIA REGO / AGÊNCIA BRASIL)

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que serão diagnosticados neste ano, no Brasil, 11.090 novos casos de câncer cerebral. Do total, 5.870 pacientes devem ser homens e 5.220 mulheres. Atualmente, esse tipo de câncer ocupa a 10ª posição entre os tumores mais frequentes nas mulheres brasileiras e o 11º lugar entre os homens. Com o impacto da doença na vida dessas pessoas, a campanha Maio Cinza tem o objetivo de conscientizar a população. Um dos alertas é sobre a principal causa da doença: exposição radiações, incluindo o raio-x.

Esses números tendem a ser muito maiores se forem considerados, também, os tumores benignos do sistema nervoso central (SNC), que compreende o cérebro e a medula espinhal. Cerca de 88% dos tumores de SNC são no cérebro. A estimativa é que os tumores do SNC representem 3,1% do total de casos de câncer.

O cirurgião e chefe da Seção de Neurocirurgia do Inca, Antonio Aversa, explica que a exposição à radioterapia pode aumentar o risco de tumor intracraniano, ou seja, no cérebro. O neurocirurgião oncológico e membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN), Victor Vasconcelos, concorda que radioterapia e a exposição à radiação, como raios-X e tomografias em excesso, são fatores que aumentam o risco para o desenvolvimento de tumores cerebrais. Os dois especialistas ressaltam a importância do Maio Cinza para a conscientização da população para a prevenção dos tumores do cérebro.

Doença multifatorial

O câncer cerebral é uma doença multifatorial. “Fora a radioterapia, não tem nenhum outro fator ambiental ou familiar que aumente a chance da pessoa desenvolver um tumor cerebral. Sabe-se que tem algumas alterações moleculares genéticas que acontecem nesses tumores, mas em sua grande maioria não tem nenhuma causa identificada”, afirma Aversa. Segundo o cirurgião do Inca, o Maio Cinza é importante para que a pessoa, ao notar algum sintoma diferente, possa procurar o médico e começar o tratamento precoce.

Dor de cabeça persistente e progressiva, vômito, convulsão, alterações visuais, motoras, da fala, formigamento são sintomas comuns em adultos e crianças, revela Victor Vasconcelos. “Esses são sinais de alarme, principalmente associados à dor de cabeça”, explica. Antonio Aversa salienta que também crise epiléptica pode ser sintoma de tumor no cérebro. “Principalmente em adultos na faixa etária de 40 a 50 anos de idade, se aparecer crise epiléptica deve investigar logo, porque pode ser um tumor cerebral”, indica. Os tumores cerebrais costumam ocorrer em pessoas adultas, em especial nas mais velhas, embora sejam comuns na infância. “Os tipos de tumor sólido mais comuns na infância são os tumores cerebrais. Só perdem para as leucemias”.

Nos menores de idade, esses sinais devem alertar os país para procurar logo o médico. De acordo com os especialistas, esse é o câncer mais comum em crianças na faixa etária de 5 a 12 anos. Na rede primária de saúde, o atendimento é feito por um clínico ou neurologista; se for comprovada a alteração, o paciente é encaminhado para um atendimento neurocirúrgico e submetido a exames de tomografia e ressonância magnética. (Da Redação e Agência Brasil)