Buscar no Cruzeiro

Buscar

Você já viu o ‘Almanaque dos Museus’?

14 de Fevereiro de 2021 às 00:01

Você já viu o ‘Almanaque dos Museus’? O conteúdo digital aborda a história de Sorocaba de maneira lúdica. Crédito da foto: Reprodução

O Almanaque dos Museus é a novidade que a Prefeitura de Sorocaba, por intermédio da Secretaria da Cultura (Secult), preparou para as crianças com idade entre 7 e 12 anos. Ele está disponível no site da Secult: http://cultura.sorocaba.sp.gov.br/.

Todo o conteúdo foi preparado e organizado pela equipe da Divisão de Patrimônio Histórico e Cultural da Secretaria da Cultura e trata da história de Sorocaba, começando pelos primeiros habitantes da cidade, que foram os povos indígenas, passando pelos bandeirantes, negros e tropeiros até chegar nos operários e imigrantes, personagens que tiveram participação ativa na formação e desenvolvimento da cidade e do país. O material conta com ilustração e informações do acervo de espaços públicos, como o Museu da Estrada de Ferro Sorocabana (MEFS), Museu Histórico Sorocabano (MHS) e a Pinacoteca Municipal.

As crianças que acessarem o conteúdo virtual também vão conhecer alguns objetos do acervo dos museus sorocabanos. Entre eles, objetos encontrados em sítios arqueológicos da região, como pontas de flecha e a igaçaba, uma espécie de panela onde as tribos colocavam seus alimentos e também usavam como urna funerária, além de artefatos de indígenas de outras localidades do Brasil. Após cada tema trabalhado, as crianças ainda poderão se divertir, com caça-palavras, jogo dos 7 erros, colorindo imagens, desenhando e outros passatempos. (Da Redação, com informações da Prefeitura de Sorocaba)