Buscar no Cruzeiro

Buscar

Você é canhoto, destro ou ambidestro?

17 de Março de 2019 às 06:31

Você é canhoto, destro ou ambidestro? Bruno é destro, mas seu irmão gêmeo, Arthur, é canhoto. Crédito da foto: Arquivo Pessoal

A maioria das pessoas escreve com a mão direita, pega as coisas com a direita, quando vai chutar uma bola, vem sempre na frente o pé direito, e assim por diante. Por causa dessa grande parte de pessoas com habilidade maior do lado direito, vivemos num mundo onde tudo é mais fácil para quem usa esse lado do corpo. Mas e quem tem mais facilidade com o lado esquerdo, ou seja, os canhotos, como é que ficam?

Carolina Souza Corrêa, de 10 anos, afirma que às vezes passa por dificuldades. “Na escola, por exemplo, pediram este ano caderno espiral e fica machucando a minha mão”, conta. Conforme ela, quando ainda era muito pequena não tinha consciência sobre qual lado do corpo tinha mais habilidade. “Mas a primeira coisa que eu lembro que me fez perceber isso foi quando precisei fazer coisas com a tesoura, porque sempre machuca meu dedo, até hoje. Sei que existe tesoura para canhoto, mas não tenho”, diz. Tem vezes que Carolina tenta escrever com a direita, para testar como seria. “Peço para os meus amigos tentarem me ajudar, mas a letra não sai bonita.”

Na aula de dança, ou outros lugares, Carolina observa que as pessoas estão sempre ensinando do lado direito. “Aí eu tenho de inverter a ordem.”

Você é canhoto, destro ou ambidestro? O violão de Carolina foi adaptado para que ela possa tocar com mais conforto. Crédito da foto: Arquivo Pessoal

Para brincar, ela afirma que não tem dificuldade. “Me adaptei bastante.” Já para tocar instrumentos, Carolina precisou que fossem adaptados para a mão esquerda como o violão e o ukulele, um instrumento havaiano. “Teve de trocar todas as cordas para mim, então ter maior habilidade com a esquerda dá esse trabalho...”, avalia. “Fiquei sabendo que nos Estados Unidos tem uma loja cheia de produtos só para canhotos!”, empolga-se. Questionada sobre se pudesse escolher, se preferia ser destra, ela diz que não. “Seria canhota mesmo, porque falam que canhota é mais inteligente. Vai que seja verdade”, comenta.

O Arthur Eugênio Cattani Munhoz, de 5 anos, também é canhoto, mas ele tem um irmão gêmeo, o Bruno, que é destro, ou seja, tem mais habilidades do lado direito. “Uso a esquerda para escrever, desenhar, segurar as coisas”, comenta Arthur, acrescentando que ele tem uma tesoura especial para usar com a esquerda. “Eu preferia fazer as coisas com as duas mãos, mas já tentei comer e desenhar com a direita, só que não deu muito certo. Com a esquerda é mais fácil”, diz. “É porque eu sou... só não sei falar o nome direito... ah canhoto! Igual à minha mãe.” Já o Bruno também tentou escrever com a esquerda e também não conseguiu. Ele, que é destro, sabe que a maior parte das coisas que existem já são feitas pensando na maioria, que tem habilidade com o lado direito.

Facilidade para os dois lados

Você é canhoto, destro ou ambidestro? Nicole é capaz de escrever bem bonito com as duas mãos. Crédito da foto: Arquivo Pessoal

Algumas pessoas têm habilidades com os dois lados do corpo, o direito e o esquerdo. Por isso, são chamadas de ambidestras. É o caso de Nicole Sloboda de Oliveira, 9 anos. Ela é capaz de escrever com as duas mãos e sai tudo certinho! “Para mim é normal. Eu gosto de fazer tudo com as duas mãos, mas tenho usado agora mais a direita”, afirma.

No judô e na ginástica, ela conta que usa as duas mãos. Para escrever, comer e mexer no celular também. “Desde pequena uso as duas mãos, não me lembro de alguém ter falado de usar mais uma do que outra.” Nicole conta que independente de fazer desenhos ou de escrever, tudo o que fazia saía bonito, mas aí começou a usar mais a direita e mudou um pouco. “Teve uma vez que fui desenhar com a esquerda, aí já começou a ficar mais estranho, sabe. Já para brincar, é mais fácil usar a esquerda”, diz. Por conseguir fazer algo que as outras pessoas não fazem, Nicole se sente especial. Isso porque se por acaso machucar uma mão, não vai ter nenhuma dificuldade em se adaptar e usar a outra, até sarar. Sim, é uma grande vantagem!

Raul José Thame Eustáquio, 6 anos, também pode ser considerado ambidestro, mas agora tem usado mais a esquerda. Para jogar futebol, por exemplo, ele chuta com o pé direito mas com o esquerdo é que consegue parar a bola. Para escrever, a habilidade maior é com a mão esquerda, mas para segurar um copo com água, é com a direita. “Minha mãe e meu pai me explicaram sobre isso e falaram para testar qual das duas é melhor pra mim e eu fui testando.”

Você é canhoto, destro ou ambidestro? No futebol, Raul usa o pé esquerdo para parar a bola. Crédito da foto: Arquivo Pessoal

Ele sabe que, no passado, tinha gente que sofria por ter mais habilidade com o lado esquerdo. “Meu tio Júnior preferia a esquerda, mas a professora o obrigou a escrever com a direita. É por isso que ele é meio atrapalhado com as mãos”, comenta. Lá na Idade Média, os canhotos sofriam muito mais, porque falavam que isso era uma coisa ruim, porque as pessoas desconheciam que é possível fazer tudo com a esquerda também. Para Raul, não tem nada demais ser canhoto, destro ou ambidestro. “Porque a pessoa é do jeito que ela é, não precisa uma pessoa ser igual à outra.” (Daniela Jacinto)

Curiosidades

* Você sabia que tem uma data só para lembrar das pessoas com as habilidades do lado esquerdo do corpo? Isso mesmo! É o 13 de agosto, Dia Internacional do Canhoto.

* Apenas 10% da pessoas do mundo usam mais o lado esquerdo do corpo.

* Outro nome que podemos usar para os canhotos é esquerdino.

* As conexões entre os lados direito e esquerdo do cérebro são mais rápidas nas pessoas canhotas, o que sugere que os canhotos são mais eficientes em multitarefas.

* A característica de ser canhoto é uma condição genética. Isso significa que há um predomínio do hemisfério direito sobre o esquerdo.

* Canhotos famosos: o cientista Albert Einstein, o jogador Lionel Messi, a atriz Cláudia Raia, a cantora Paula Fernandes, o ator Charlie Chaplin e o piloto Ayrton Senna.

* A ambidestria é estimulada em atividades que requerem uma boa habilidade com ambas as mãos, como lutas, natação e a execução de instrumentos musicais. Ou com os pés, por exemplo no futebol.

* Entre os famosos ambidestros estão os jogadores Cristiano Ronaldo, Neymar Júnior, Zinedine Zidane, Ronaldo e Pelé.

Galeria

Confira a galeria de fotos