Buscar no Cruzeiro

Buscar

Você conhece o ouriço-cacheiro?

07 de Junho de 2019 às 06:30

Você conhece o ouriço-cacheiro? A mamãe ouriço e seu filhote, que tem cinco meses. Crédito da foto: Peônia Brito de M. Pereira

O que é o que é... Vive em cima das árvores e usa o rabo para se pendurar? Por acaso você respondeu que é o macaco? Bom, macacos fazem isso sim. Mas eu estou falando de outro bicho. Vou dar mais uma dica: tem o corpo coberto de espinhos. Agora ficou fácil! É o ouriço-cacheiro! Sim! Os ouriços-cacheiros vivem no alto das árvores!

Mas você sabe o que é um ouriço-cacheiro? Bom, vamos lá! Muita gente chama o ouriço-cacheiro de “porco-espinho”. Tem gente que chama também de ouriço-terreste, para não confundir com o ouriço-do-mar -- que é aquele que vive no fundo dos mares e oceanos e que às vezes aparece nas praias. No Brasil existem várias espécies (ou tipos) diferentes de ouriço-cacheiro. Na foto você pode ver um filhote e sua mamãe, que são da espécie conhecida pelos cientistas pelo nome de Sphiggurus villosus. Ele nasceu no Zoo de Sorocaba há cinco meses e seus espinhos não estão completamente formados como os de um ouriço-cacheiro adulto.

Como assim? Na verdade, os espinhos dos ouriços-cacheiros são pelos muito duros! Quando nascem, os bebês ouriços ainda não têm os espinhos, só pelinhos. A medida que crescem, seus pelinhos vão endurecendo até ficarem parecendo espinhos. E por quê será que acontece isso? Porque os ouriços-cacheiros usam esses espinhos para se defenderem de outros animais maiores, que queiram fazer mal a eles.

Tem gente que acha que os ouriços conseguem lançar os espinhos como se fossem pequenas flechas. E tem gente que acha que os espinhos dos ouriços são venenosos. Nada disso é verdade. A verdade é que, se alguém encostar no ouriço-cacheiro com força, pode ser que ele solte alguns espinhos. Mas ele não faz isso por maldade e sim porque está com medo. Às vezes isso acontece com cachorros que, por curiosidade, tentam morder os ouriços: eles acabam com a boca e o focinho cheio de espinhos.

Os ouriços-cacheiros vivem nas florestas e estão espalhados por todo o Brasil, inclusive aqui em Sorocaba. Muitas vezes eles aparecem em quintais de casas ou tentam atravessar as ruas. Isso acontece porque as florestas em que eles vivem estão sendo derrubadas. Daí eles precisam procurar uma nova casa para morar ou um novo lugar para conseguirem as frutas e insetos que tanto gostam de comer.

Se, por caso, você encontrar um ouriço-cacheiro, não faça mal a ele. Apenas aproveite o momento de sorte e observe-o de longe com respeito! Afinal, não é todo dia que conseguimos ver de pertinho um animal da floresta. Caso você não seja tão sortudo e queira ver um ouriço-cacheiro de perto, vá até o Zoo de Sorocaba! Lá vivem dez ouriços-cacheiros e você poderá conhecê-los melhor e ver como são lindinhos! Afinal, todos os animais são belos, cada um do seu jeito! (Peônia Brito de M. Pereira, bióloga e técnica ambiental responsável pelo Setor de Educação Ambiental do Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros)