Buscar no Cruzeiro

Buscar

Visitas especiais em janeiro vão mostrar os animais idosos do zoo

30 de Dezembro de 2018 às 06:18

Visitas especiais em janeiro vão mostrar os animais idosos do zoo No dia 1º de fevereiro, o público poderá conhecer o Sandro, um elefante asiático. Sandro vive com a Haisa, que também gosta de aparecer e brincar na frente das pessoas. Crédito da foto: Emidio Marques

A Prefeitura de Sorocaba realizará nos dias 11, 18, 25 de janeiro e 1º de fevereiro de 2019 visitas monitoradas no Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros para mostrar os animais idosos que habitam o cartão postal da cidade. A atividade ocorrerá sempre às 11h30 e em cada dia será apresentada uma espécie diferente.

Realizada pela Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), a atividade de Educação Ambiental tem como objetivo tornar o público mais próximo dos animais idosos do zoo, gerando uma identificação com os mesmos e sensibilizando para a conservação dessas espécies. “O público terá uma oportunidade única de conhecer um pouco sobre a rotina de cuidados especiais que alguns dos animais mais antigos do zoo recebem”, explica o secretário da Sema, Jessé Loures.

A expectativa de vida dos animais que vivem sob cuidados humanos (em cativeiro) tende a ser maior do que aquela dos animais que vivem na natureza (em vida livre). Isso ocorre porque estes animais recebem abrigo; cuidados médicos regulares (preventivos ou tratamentos); uma alimentação de qualidade, frequente e balanceada; além de estarem livres de predadores. No zoo de Sorocaba esta realidade não é diferente.

No dia 11 de janeiro, o público conhecerá a Mel, fêmea de macaco mandril. No dia 18, a leoa. No dia 25, os hipopótamos Yuri e Iara. Por fim, no dia 1º de fevereiro, o casal de elefantes asiáticos, Sandro e Haisa. A atividade será realizada em frente ao recinto das espécies.

A visita monitorada é gratuita, sem necessidade de inscrição prévia, bastando estar presente na data, hora e local definidos. O Parque Zoológico fica na rua Teodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência. Mais informações: (15) 3227-5454.