fbpx
Cruzeirinho

Veados têm galhadas que crescem todos os anos

Conhecido cientificamente como cervídeo ou cervo, o veado é um mamífero de grande porte
Veados têm galhadas que crescem todos os anos
Um veado macho é flagrado na Bélgica, no início de outubro. Crédito da foto: AFP / Kenzo Tribouillard

Conhecido cientificamente como cervídeo ou cervo, o veado, nome popular dessa espécie, é um mamífero de grande porte que existe, principalmente, nos países da Europa, Ásia e norte da África. Este aí da foto, conhecido como veado-vermelho, foi flagrado por um fotógrafo na Bélgica, no início de outubro.

Leia mais  Dia do Lobo-Guará será celebrado no zoológico Quinzinho de Barros

 

O nome veado-vermelho se deve, principalmente, por conta da sua pelagem, cuja cor muda com a estação do ano, variando de castanho-avermelhado no verão a castanho-escuro no inverno. Quando filhote, o veado também possui manchas brancas, que o ajudam a se camuflar e se diferenciar dos adultos.

Falar que o veado é um animal de grande porte não é exagero: os machos podem ter até 1,2 metros de altura, 2,4 metros de comprimento e pesar 350 quilos! Mesmo assim, sua alimentação, apesar de em grande quantidade, não é tão pesada. Ele gosta mesmo de ervas, folhas, brotos de árvores e arbustos, frutos e cogumelos.

Uma curiosidade dessa espécie são as galhadas, presentes na cabeça do macho. São estruturas ramificadas, como ossos, que crescem todos os anos e caem após o período de reprodução. Elas são usadas pelo macho na hora de afastar os outros quando há disputa pela fêmea.

O tamanho da galhada ajuda a diferenciar o macho mais velho do mais jovem. Isso porque a cada ano, depois que cai, a galhada cresce novamente, ainda maior que no ano anterior. (Da Redação)

Comentários