Buscar no Cruzeiro

Buscar

Vamos todos juntos combater a dengue

09 de Fevereiro de 2020 às 00:01

Vamos todos juntos combater a dengue Crédito da foto: Reprodução / Ministério da Saúde

Você deve ter visto, esta semana, a notícia de que Sorocaba está vivendo uma epidemia de dengue. Isso acontece porque já foram registrados na cidade, até o último fim de semana, 104 pessoas com a doença.

Como a dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, mais de que nunca precisamos combatê-lo para, assim, evitar que os casos da doença aumentem ainda mais. E, para isso, todos nós -- inclusive as crianças -- devemos agir.

O mosquito Aedes aegypti precisa de água parada para se reproduzir. Então, para ter menos mosquitos precisamos ter menos locais que acumulem água parada. E ela pode estar em vários cantinhos da nossa casa, como no vaso de plantas, num balde que acumulou água da chuva ou até numa tampinha de garrafa jogada no fundo do quintal. Então, cabe a todas as pessoas -- adultos e crianças -- verificarem suas casas e fazerem uma grande limpeza para que o número de criadouros do Aedes diminua na cidade. Confira as dicas ao lado e faça a sua parte, pela saúde de todos!

Ah, e não se esqueça: os principais sintomas da dengue são febre alta, dores musculares fortes, dor nos olhos, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas pelo corpo. Se você ou alguém da sua família sentir algo assim, a recomendação é procurar por um atendimentos médico e não tomar nenhum remédio por conta própria. Cuide-se!