Buscar no Cruzeiro

Buscar

Vamos para Marte?

29 de Novembro de 2020 às 00:01

Vamos para Marte? Crédito da foto: Divulgação

Vanessa Marconato Negrão

Você já ouviu falar em Marte? Marte é o quarto planeta a partir do Sol, o segundo menor do Sistema Solar. Foi batizado com esse nome em homenagem ao deus romano da guerra. Muitas vezes é chamado de Planeta Vermelho, porque na sua superfície há muito óxido de ferro, o que lhe dá uma aparência avermelhada.

Seu corpo celeste é rochoso, com uma atmosfera fina, e sua superfície lembra tanto as crateras da Lua quanto os vulcões, vales, desertos e calotas polares da Terra. Marte tem duas luas: Fobos e Deimos, que são diferentes da lua como conhecemos, são pequenas e tem forma irregular.

Mas e os marcianos, hein? Será que em Marte há vida? Será que os seres que habitam Marte são homenzinhos verdes e cabeçudos como a gente já ouviu falar? Imagina que incrível ter um dia a oportunidade de ir para lá? Pois o personagem desse livro encarou essa missão com bravura.

Um jovem astronauta tem certeza de que é possível encontrar vida em Marte e, para provar sua teoria, parte destemidamente em uma missão solitária. Só que, quando ele chega lá, equipado com um pacote de cupcakes, não vê nada além de um planeta quase estéril.

Finalmente, ele avista uma única flor e a embala para levá-la de volta à Terra. Mas, após decolar com sua nave a caminho de casa -- que surpresa! --, alguém comeu todos os seus cupcakes.

Os leitores vão se divertir acompanhando esta expedição junto com o marciano que esteve ali o tempo todo sem ser notado pelo distraído astronauta.

Jon Agee publica o seu segundo livro no Brasil. O primeiro já apareceu aqui na coluna e se chama: “O muro no meio do livro”. “Vida em Marte” é publicado no Brasil pela Editora Pequena Zahar.

Vanessa Marconato Negrão é professora e apaixonada por literatura infantil.