Buscar no Cruzeiro

Buscar

Vamos combater as queimadas!

21 de Junho de 2020 às 00:01

Vamos combater as queimadas! Sempre que houver fogo em algum lugar os Bombeiros devem ser chamados para combatê-lo. Nunca tente apagar sozinho. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (2/9/2010)

As estações do outono e inverno são uma época do ano na qual costumam ser registradas muitas queimadas. Isso acontece em razão do clima seco, sem chuvas, que facilita a propagação do fogo -- muitas vezes, infelizmente, colocado em terrenos e matagais pelas próprias pessoas.

Para lembrar da importância de se combater as queimadas e até a relação delas com a pandemia do coronavírus, a Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema) trata desse assunto em mais uma edição do “Sema vai à sua casa”. Todo o conteúdo está disponível no site http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br.

Acessando o material é possível aprender mais sobre as queimadas, as causas, os problemas gerados por elas e como cada um pode ajudar no combate e na prevenção de incêndios na cidade. Entre essas dicas está, por exemplo, sempre acionar o Corpo de Bombeiros, pelo telefone 193, caso você veja alguma queimada e denunciar, pelo telefone 156, se você encontrar alguém colocando fogo em mato, pois isso é crime!

A ideia também é mostrar qual a relação da queimada com a pandemia da Covid-19. A principal é que a fumaça das queimadas pode afetar o sistema respiratório das pessoas e potencializar os sintomas de quem está com o novo coronavírus.

Aproveite os dias em casa para acessar e aprender ainda mais!