Buscar no Cruzeiro

Buscar

Vamos ajudar a combater as queimadas?

01 de Setembro de 2019 às 07:12

Vamos ajudar a combater as queimadas? Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (12/7/2016)

Nos meses de inverno, a maioria das cidades sofre com o tempo seco. E o que é uma característica climática desta época do ano fica ainda pior quando as pessoas insistem em colocar fogo em lixo, mato ou terrenos.

As queimadas causam graves problemas de saúde, aumentando o número de adultos e crianças com crises respiratórias, como a asma, devido à fumaça produzida e pela fuligem lançada na atmosfera, além de danos ao meio ambiente. Outro risco à saúde e à natureza está na queima de lixo, especialmente materiais plásticos, que acaba lançando compostos tóxicos na atmosfera.

Além de todos esses malefícios, a queimada é uma prática criminosa e a multa para quem for pego fazendo isso em Sorocaba pode chegar em até R$ 3.030!

Por isso, é bom aprender -- e ensinar os adultos em volta para não colocarem fogo em mato, lixos e folhas; descartarem corretamente lixo, entulhos de construção, restos de poda e folhas secas; e nunca jogarem bituca de cigarro nas vias públicas.

Ao presenciar uma queimada, você deve ligar para o telefone 193, do Corpo de Bombeiros. Já denúncias devem ser feitas pelo telefone 156, da Prefeitura.