Buscar no Cruzeiro

Buscar

Vai um sorvetinho aí?

10 de Fevereiro de 2019 às 19:36

Vai um sorvetinho aí? Para os ursos, as frutas são congeladas e ficam bem refrescantes no calor. Crédito da foto: Arquivo / PZMQB

O ano de 2019 finalmente chegou, trazendo com ele muito calor! E, assim como nós, os bichos sofrem com as altas temperaturas. Talvez você até já tenha visto alguma reportagem mostrando animais que vivem em zoológicos comendo sorvetes nesta época do ano. Mas será que bicho come sorvete de gente? Não, de forma alguma! Da mesma maneira que nós não comemos a ração do nosso cachorro ou do nosso gato, os animais também não podem comer doces, sorvetes, bolachas e outros alimentos de gente.

Mas, então, como que os bichos que vivem no zoo tomam sorvete? Vou explicar melhor. Quando estão na natureza, os animais comem alimentos naturais, que encontram na floresta ou no ambiente em que vivem. Se estão com calor, eles arranjam diferentes formas de se refrescarem, seja tomando um banho, procurando uma sombra gostosa para deitar ou bebendo água. Claro que na natureza eles não encontram sorvete para tomar. E no zoológico? Os sorvetes que os animais que vivem no zoo tomam no verão, na verdade, são preparados com alimentos naturais congelados. As onças que vivem no zoo, por exemplo, comem alguns tipos de carne crua; então, o “sorvete” delas será feito do sangue que veio com a carne, só que congelado. Já os ursos-de-óculos geralmente comem frutas, então o “sorvete” deles será feito com as frutas congeladas.

Aliás, não sei se você sabe, mas existe no Zoo de Sorocaba um lugar que é como uma cozinha bem grande, chamado Setor de Nutrição. É neste setor que, todos os dias, uma equipe prepara a comida que os animais que vivem no zoo vão comer. Cada um dos quase 1300 animais tem uma dieta bem certinha, repleta de alimentos saudáveis e que são bem parecidos com os que comeriam se estivessem vivendo na natureza. Tudo isso para garantir que o animal fique feliz e saudável.

É por isso que, quando passeamos no zoo, não podemos alimentar os animais. Sem querer, podemos dar um alimento que não faz parte da dieta deles e que acabe fazendo mal para o bicho. Agora que você sabe disso, pode nos ajudar, contando para as outras pessoas o que você aprendeu. Assim, elas também vão saber que bicho não come comida de gente e que os animais do zoo só podem comer os alimentos que são preparados pelo Setor de Nutrição! Contamos com você! (Peônia Brito de M. Pereira é bióloga e técnica ambiental responsável pelo setor de Educação Ambiental do PZMQB)