Buscar no Cruzeiro

Buscar

Uma pipa presa na árvore

10 de Fevereiro de 2019 às 13:34

Uma pipa presa na árvore Crédito da foto: Reprodução

Vanessa Marconato Negrão

“Tudo começou quando a pipa de Felipe ficou presa numa árvore. Ele tentou puxar e sacudir, mas a pipa não se soltava de jeito nenhum.” Assim começa o livro “Presos”, da Editora Salamandra, escrito e ilustrado por Oliver Jeffers, um artista incrível, com vários livros, todos muito bem recomendados.

A aventura se passa pelo resgate da pipa, que teima ficar presa apesar de todos os esforços de Felipe para tirá-la de cima da árvore. Felipe então joga um sapato para soltar a pipa. muito simples, só que o sapato também fica preso. Ele então joga o outro pé...e uma escada, um balde, um orangotango... Como será que ele saiu dessa? A cada página a gente imagina o que vem a seguir -- e eu garanto que não é nada do que você nem eu imaginamos antes de ler. Outro detalhe é que o Felipe é um tanto distraído e não está muito preocupado na confusão que pode causar tentando tirar a pipa da árvore.

Uma pipa presa na árvore Crédito da foto: Reprodução

E você, o que faria pra alcançar uma pipa presa no alto? Fiz essa pergunta para meus alunos e eles responderam criativamente dizendo que poderiam ligar um ventilador bem forte para soltar com o vento, arrumar uma escada bem alta, grudar molas nos sapatos pra pular “ bem altão” (isso de pôr mola na sola do sapato achei genial, calçaria na primeira oportunidade). Ideias não faltam.

Esse é um dos livros preferidos das crianças, sucesso em todas as sessões, dos mais pequenininhos aos maiores. Espero que você também goste.

Vanessa Marconato Negrão é professora e apaixonada por literatura infantil

Galeria

Confira a galeria de fotos