Buscar no Cruzeiro

Buscar

Uma ave pequenininha, mas muito forte

22 de Setembro de 2019 às 06:30

Uma ave pequenininha, mas muito forte Este pica-pau foi flagrado “em ação” numa árvore aqui de Sorocaba. Crédito da foto: Emidio Marques / Arquivo JCS (17/9/2019)

O repórter-fotográfico Emídio Marques fez este lindo registro, na última terça-feira, dia 17, de um pica-pau “em ação” aqui em Sorocaba. Essa ave, que pertence à família Picidae, existe em grande quantidade no Brasil, em 59 espécies diferentes.

O pica-pau tem penas coloridas e muitas vezes uma crista vermelha, no caso dos machos. Suas patas possuem dois dedos para frente e dois para trás, que o ajudam a ficar agarrado nas árvores. Ele é capaz de dar até 100 bicadas por minuto, no tronco de uma árvore, usando seu bico, que é muito mais forte e resistente que o das outras aves!

Mas por que será que o pica-pau fica picando a madeira? Para procurar alimento. Sua comida preferida são as larvas de insetos, que ficam exatamente nos troncos das árvores. Ele consegue ouvir o barulho das larvas se mexendo dentro do tronco e, assim, saber exatamente onde estão. Depois de muito bicar, ele as retira do tronco com a ajuda de sua língua, que é bem comprida -- chega a medir até metade do tamanho total de seu corpo -- é bem pegajosa e possui algumas farpas, que o ajudam a “laçar” as larvas.

Apesar de super forte -- imagine o impacto de tantas bicadas assim, na madeira dura! -- o pica-pau é uma ave pequena. Entre as espécies que vivem no Brasil, a maior é o Pica-pau-rei, que chega a medir 36 centímetros de comprimento, mas não pesa mais de 200 gramas.