Buscar no Cruzeiro

Buscar

Um sonho de criança que virou realidade

26 de Abril de 2020 às 00:01

Um sonho de criança que virou realidade A artista Mônica Yugi. Crédito da foto: Arquivo Pessoal

Você, leitor do Cruzeirinho, deve esperar todas as semanas pelos passatempos da Mayumi, não é mesmo? Pois a novidade é que a personagem acaba de virar um livro de colorir, lançado pela Editora Criativo.

A responsável pela criação da Mayumi é a artista Mônica Yugi, que tem 32 anos e uma história linda com os desenhos.

Lá em 1997, quando Mônica ainda era criança, havia um canal de televisão chamado TV Manchete, que costumava passar desenhos de mangás -- e as crianças adoravam! Seu preferido era o Yu Yu Hakusho. “Eu amava aquele desenho de uma tal forma que eu precisava tê-lo. Então, para não esquecer, comecei a tentar desenhar todos os episódios que assistia”, relembra. Já pensou quanto trabalho? Vale lembrar que naquele tempo ainda não existia a internet, os canais de TV a cabo e muito menos o Google para procurar.

Um sonho de criança que virou realidade Crédito da foto: Arquivo Pessoal

“Eu pegava um gravador da minha vó, gravava as vozes dos desenhos e depois, escutando, tentava desenhar uma história em quadrinhos daquele episódio. No começo era difícil, pois não me lembrava como era o cabelo, ou o olho ou a roupa dos personagens. Então a cada episódio eu ficava tentando decorar os detalhes.” E assim, para ter seu desenho favorito (até hoje!) bem pertinho, Mônica foi se aperfeiçoando no desenho.

Mas se você pensa que ela desenha super bem desde pequenininha, está enganado. “Não lembro dos meus desenhos antes disso. Mas minha mãe disse que sempre falou para meu pai que eu nunca daria para desenho, pois na escola me davam uma folha sulfite e eu desenhava tão no canto da folha que um dedo tampava”, conta.

Um sonho de criança que virou realidade Crédito da foto: Arquivo Pessoal

Dos mangás, Mônica sempre foi apaixonada pelo formato dos olhos dos personagens e pelas mensagens que eles passam. “Eu queria criar minhas histórias e levar às pessoas mensagens também.” Foi quando ela resolveu fazer cursos de mangá. Mais tarde foi cursar Educação Artística e hoje é professora de mangá, além de manter um canal, no YouTube, no qual dá dicas sobre essa técnica de desenho.

No Cruzeirinho, Mônica já está há bastante tempo. “Quando eu era criança, via a turma da Mônica no jornal e ficava pensando ’nossa, que incrível ter um desenho publicado num jornal’”. E a Mônica virou a desenhista do jornal!

Galeria

Confira a galeria de fotos