Buscar no Cruzeiro

Buscar

Um planeta anão

05 de Abril de 2020 às 00:01

Um planeta anão Plutão orbita em torno do Sol, mas não está sozinho por ali. Crédito da foto: Pixabay

Você já ouviu falar que Plutão é um planeta anão? Pois bem, o Renato Las Casas, do Núcleo de Astronomia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) tem uma explicação bem curiosa para isso.

Nos últimos anos, os astrônomos descobriram vários corpos no Sistema Solar. “Chegamos até a descobrir um próximo a Plutão -- e maior do que ele”, conta Renato.

A situação então ficou da seguinte forma: se todos os corpos que orbitam, dando voltas em torno do Sol, fossem chamados de planeta, teríamos centenas de planetas!

Então, a União Astronômica Internacional resolveu fazer uma definição científica para a palavra planeta. Ou seja, quando dizemos planeta, nós estamos nos referindo a um objeto com características próprias. Assim, os corpos do Sistema Solar foram divididos em três categorias.

A primeira categoria, chamada planeta, é aquele corpo cuja massa é tão grande que ele tem a forma esférica naturalmente e, além disso, ele varreu todos os outros corpos da sua vizinhança.

A segunda categoria são os planetas anões. Planetas anões são aqueles corpos que também teriam a forma arredondada, por ter uma massa grande o suficiente para isso. Mas que não conseguiram limpar o caminho por onde eles passam. Então, ali na vizinhança da órbita desses corpos, há vários outros corpos de tamanhos menores, alguns até mesmo de tamanhos semelhantes.

A terceira categoria de corpos que orbitam o Sol são simplesmente chamados corpos menores, aqueles cuja massa é tão pequena que eles não ganharam naturalmente a forma esférica.

A massa de Plutão é grande o suficiente para ele ter a forma esférica. Mas ali próximo de onde Plutão passa, tem muitos outros corpos, a maioria deles menor do que Plutão e alguns, inclusive, maiores do que ele.

Como Plutão não limpou o caminho por onde ele passa, então ele está na categoria de planeta anão.

Este material é do projeto Universidade das Crianças UFMG, voltado à divulgação científica, que trabalha com crianças em oficinas e na produção de curtas de animação, textos ilustrados, áudios e livros. Ele é feito por artistas e cientistas, professores e alunos de alunos de pós-graduação e de diversos cursos de graduação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Conheça mais em www.universidadedascriancas.org.