Buscar no Cruzeiro

Buscar

Um pedido de paz

26 de Janeiro de 2020 às 00:01

Nunca entendi para que serve uma guerra. Aliás, acho que se pararmos todos pra pensar (inclusive os que proclamam a guerra) chegaremos à conclusão de que elas não servem pra nada. A não ser machucar pessoas e causar tristeza. Parece óbvio, né? Mas não, em pleno ano de 2020 muitas guerras continuam e outras começam. Por motivos bem estranhos.

O livro que apresento hoje, escrito por Davide Cali, Serve Bloch e traduzido por Paulo Guedes, mostra a incoerência das guerras. Publicado na França com o apoio da Anistia Internacional, “O inimigo” questiona as causas dos conflitos armados e suas consequências.

Num cenário de desolação, existem dois buracos. Dentro deles, dois soldados, que lutam em lados opostos. Depois de muito tempo, um dos soldados começa a interrogar-se sobre o silêncio de seus companheiros e, sobretudo, sobre a situação do exército rival -- e passa a se interessar pelo outro. Ele, então, resolve agir e eliminar o oponente durante a noite. Só não podia imaginar o que guardava o buraco do inimigo... E nem que isso abalaria todas as suas convicções.

Uma lição para crianças e adultos, “O inimigo” foi editado no Brasil pela Editora Cosac Naify.