Buscar no Cruzeiro

Buscar

Um lobo para chamar de seu

04 de Outubro de 2020 às 00:01

Um lobo para chamar de seu Crédito da foto: Divulgação

Vanessa Marconato Negrão

“Este é o lobo” foi lançado pela primeira vez em 2016, e de lá pra cá posso dizer que me sobram experiências de leitura com ele e com centenas de crianças. As crianças, especialmente as bem pequenas (de zero a três anos), simplesmente amam esse livro, a ponto de se agarrarem a ele para me impedir de levá-lo embora. Vocês imaginam no estado que ficou o meu exemplar nesses cinco anos? Ele foi tão abraçado, apertado e beijado pelos bebês que está em pandarecos. Por isso mesmo eu fiquei mais que feliz quando a Pequena Zahar anunciou uma nova edição de capa dura. Agora os bebês podem continuar abraçando, apertando e beijando o lobo sem que ele fique em frangalhos.

Logo de cara tem um lobo, de pelos eriçados e cara nada boa. Um susto! Mas o lobo não está sozinho, a gente encontra pelas páginas Chapeuzinho Vermelho, os Três Porquinhos, o Caçador. E todos desaparecem misteriosamente, um a um. O lobo continua presente, com uma cara de poucos amigos e embora vá cada vez pra mais longe, para quase desaparecer, ele está ali.

E agora? Aonde foram parar todos? E o que o lobo tem a ver com esse sumiço? Aliás, será que eles desapareceram mesmo?

O autor conta que a inspiração para a história veio de um afilhado, que desenhou um lobo que comia um menino. E Alexandre explica: “Comecei a pensar: e se o lobo não comesse o menino e estivesse pedindo um pouco de atenção?”

Os desenhos foram todos feitos somente com grafite e tinta sobre papel, ao contrário de outras publicações, onde tudo é feito digitalmente. Um livro que nos ensina sobre o quanto podemos nos enganar com as aparências e impressões.

Vanessa Marconato Negrão é professora e apaixonada por literatura infantil.