Buscar no Cruzeiro

Buscar

Um grande construtor

01 de Dezembro de 2019 às 06:30

Um grande construtor Crédito da foto: AFP / Koca Sulejmanovic

Esse bicho é curioso, gosta de fuçar por onde anda e é um belo construtor! Assim é o castor, uma espécie de roedor semi-aquático, que é originário dos países do hemisfério norte.

O castor possui uma exemplar habilidade manual de construir. Com os troncos de árvores que ele mesmo derruba, com a ajuda de seus fortes dentes e suas garras afiadas, ele constrói estruturas que se parecem com diques, em rios e riachos, que acabam bloqueando as correntes de água. Depois da “obra” pronta, esse espaço é usando como abrigo pelo castor e seus familiares e amigos da mesma espécie, já que ele adora viver em grupo. Não é raro encontrar, em cada uma dessas “casas” construídas na água, um casal de castores e seus filhotes. A toca é feita na água pois é nesse ambiente em que ele passa a maior parte do tempo. Suas patas de trás, com membranas, ajudam na hora de nadar. Já sua cauda achatada, com poucos pelos, funciona como um remo. Essas características facilitam sua vida aquática.

Na hora de se alimentar, o castor gosta mesmo é de ramos e folhas de árvores, além de plantas aquáticas. Ele não come carne, apenas folhas e raízes. É um roedor de grande porte, podendo chegar a medir até 1,20 metro e pesar 30 quilos. Porém, mesmo assim, não é considerado um bicho agressivo.