Buscar no Cruzeiro

Buscar

Um ciclo bem curioso

18 de Agosto de 2019 às 08:18

Um ciclo bem curioso A maioria das borboletas vive, no máximo, por seis semanas. Crédito da foto: AFP / DPA / Mohssen Assanimoghaddam

A borboleta da foto foi fotografada lá na Alemanha. Mas você já deve ter visto muitas, das mais variadas cores e tamanhos por aqui também. Já parou para pensar quantos desses insetos existem no mundo? É impossível até de imaginar pois, segundo os cientistas, a estimativa é de que sejam entre 15 mil e 28 mil espécies delas voando pelo planeta Terra.

Além da sua beleza, um dos fatores que mais chama a atenção nas borboletas é seu ciclo de vida, que acontece em quatro etapas. Tudo começa com o ovo, que geralmente fica preso à parte de baixo de uma folha. Dele, nasce uma lagarta. Ela se alimenta bastante, vai crescendo, trocando de pele várias vezes, até que um dia se prende num galho ou folha e começa a formar um resistente casulo. Lá dentro se desenvolve a chamada pupa, que nada mais é que a borboleta que conhecemos se formando. Quando já está pronto para voar, depois de cerca de 15 dias, o inseto sai desse casulo e vive por, no máximo, seis semanas.

Enquanto na fase de lagarta o inseto come muito, como borboleta sua principal função é acasalar -- botar novos ovos (até 500 deles cada fêmea) para dar início a outro ciclo. Adultas, algumas borboletas não comem nada e outras adoram o néctar das flores -- como esta aí da imagem!