Um casal e seu ninho
De graveto em graveto o casal constrói o ninho para abrigar seus filhotes. Crédito da foto: AFP / Glyn Kirk
Quando a gente pensa em bebês, logo pensa em cegonha. E esse casal aí da foto foi flagrado exatamente preparando o ninho para receber seus filhotes. Eles são da espécie cegonha-branca, que vive no sul da Inglaterra.
A cegonha-branca é uma ave de grande porte, que tem como característica a pelagem toda branca, com detalhes pretos nas asas. Os adultos da espécie têm longas patas e bicos vermelhos, podem medir de 1,55 a 2,15 metros de altura e pesar até 4,5 quilos. Vive na Europa e, como é uma ave migratória de longas distâncias, costuma passar as épocas mais frias do ano na África.
Carnívora, a cegonha-branca gosta de comer insetos, peixes, anfíbios, répteis, pequenos mamíferos e aves, que encontra no chão ou em locais com águas rasas. O casal da foto, que recolhe os gravetos para o ninho, esperará, se revezando para aquecer os ovos, cerca de 30 dias até que seus filhotes nasçam. E o papai cegonha continuará ajudando depois que os bebês chegarem: ele dividirá a tarefa de alimentar os pequenos, com a mamãe cegonha, pelos cerca de dois meses que eles permanecem até sair do ninho.