Buscar no Cruzeiro

Buscar

Tiziu

11 de Abril de 2021 às 00:01

Tiziu Crédito da foto: Márcio Camargo / Coaves

Nome popular: Tiziu

Nome científico: Volatinia jacarina (Linnaeus, 1766)

Você sabia que o tiziu é uma ave muito comum em Sorocaba? Podemos encontrá-la em áreas abertas, como terrenos baldios, quintais e praças e, geralmente, aparece em bando.

Observe o bico dessa ave! Qual será o alimento dela? O tiziu se alimenta de sementes e pequenos artrópodes (insetos). Podem pôr até três ovos, por vez, branco-azulados com manchas marrons. Seu ninho é em forma de taça e pode construí-lo em qualquer época do ano.

O macho tem um comportamento diferente da fêmea! Ele realiza saltos curtos de baixo para cima, com as asas abertas para mostrar suas axilas, que são esbranquiçadas, geralmente cantando, para defender seu território ou para conquistar a fêmea. Essa ave adulta pode chegar até 10 cm de comprimento.

O macho é totalmente negro brilhante (preto petróleo), com as partes inferiores das penas das asas brancas (axilas). Já a fêmea é bem diferente, sendo totalmente parda com rajadas em branco nas partes inferiores. Os jovens possuem a plumagem semelhante às fêmeas. Agora, pense e responda: por que será que a fêmea e os jovens possuem penas com uma coloração mais discreta?

Quem disse que era para se camuflar na natureza e, assim, se proteger de predadores, acertou!

Faça a sua parte

Tiziu Crédito da foto: Vanderlei G. da Silva / Coaves

Sempre que uma pessoa for capinar um terreno baldio, deve observar se não há ninhos de tiziu no local. Geralmente, eles podem estar nas folhas da braquiária (um tipo de capim). Uma dica importante seria aguardar alguns dias para concluir a limpeza do terreno, até que os filhotes nasçam e saiam do ninho, para evitar que as populações dessa ave diminuam em nossa cidade. Assim, você protege o ninho e seus filhotes!

Elaboração: Coaves Kids e Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade de Sorocaba (Sema)

Galeria

Confira a galeria de fotos