Buscar no Cruzeiro

Buscar

Ternura que dura gerações

20 de Dezembro de 2020 às 00:01

Ternura que dura gerações Crédito da foto: Divulgação

Vanessa Marconato Negrão

Se você conhece um pouquinho de literatura para crianças, já ouviu falar em “A casa sonolenta”. “Era uma vez uma casa sonolenta, onde todos viviam dormindo.” A cada página, novos personagens aparecem para dormir na cama, até que uma pulga saltitante pica o rato e começa a acordar todos os outros. Lembrou? Eu já li centenas de vezes, para centenas de crianças (sem exagero), e não teve nenhuma vez em que as gargalhadas não se iniciassem logo no início do sono dos personagens.

O livro teve sua primeira edição lançada em 1984, escrito pela autora americana Audrey Wood e ilustrado pelo seu marido, Don Wood. Continua atemporal e agrada a todos os gostos.

Pois bem, depois de 37 anos, “A casa sonolenta” ganhou uma continuação. Aliás, uma nova história. Só que, ao invés de dormir, todo mundo fica acordado. “Era uma vez uma casa, sob a luz da lua cheia, onde ninguém conseguia dormir.”

“A lua cheia na casa sonolenta” tem tudo para ser o novo conto de ninar preferido da criançada. As repetições continuam, assim como o ritmo das palavras que divertem e acalentam e as imagens que acolhem. Tudo harmoniosamente feito para esquentar o coração e celebrar a infância com ternura.

Os autores Audrey e Don Wood são casados até hoje. Eles têm, respectivamente, 72 e 75 anos, e nunca pararam de fazer livros para a infância. Vida longa essa de quem se dedica a colorir o mundo, seja com imagens ou palavras. Que continuem assim.

“A lua cheia na casa sonolenta” é publicado pela editora Ática.

Vanessa Marconato Negrão é professora e apaixonada por literatura infantil.