Buscar no Cruzeiro

Buscar

Tartarugas ou cágados?

19 de Maio de 2019 às 17:22

Tartarugas ou cágados? Esses aí são cágados, que moram bem no centro de Sorocaba. Crédito da foto: Emidio Marques

Há algumas semanas, o repórter-fotográfico Emídio Marques, aqui do jornal Cruzeiro do Sul, chegou na Redação com esta foto e uma dúvida: são tartarugas ou cágados? Os simpáticos bichinhos tomavam sol em pedras no córrego Supiriri, um curso d’água que atravessa Sorocaba bem na área central, ali perto da avenida Afonso Vergueiro. Desse ponto, a água que ele leva chega até o Rio Sorocaba.

Logo a dúvida se espalhou -- afinal, todo mundo tinha um palpite! Mas, nessas horas, nada como alguém especializado em bichos para nos ajudar. Não tivemos dúvida e fizemos a pergunta para a bióloga Peônia Brito Pereira, técnica e educadora ambiental do Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros -- que uma vez por mês conta curiosidades dos bichos para todos nós, aqui na coluna. Conhecedora do assunto, Peônia logo nos esclareceu de uma forma daquelas bem simples, para nunca mais esquecer!

As tartarugas, segundo ela, se estiverem na água, são sempre marinhas. Ou seja, tartaruga, só nas águas salgadas do mar. Se estiver em água doce -- nos rios ou como esses do córrego Supiriri -- serão sempre cágados. Mas além deles tem mais um, o jabuti! Ao contrário de seus amigos de casca dura, os jabutis não querem saber de água pois não nadam, só vivem na terra. Obrigada pela ajuda, Peônia!