Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba participa do ‘Cada macaco no seu galho’

05 de Julho de 2020 às 00:01

Sorocaba participa do ‘Cada macaco no seu galho’ O Quinzinho de Barros e o Parque da Água Vermelha representarão a cidade falando sobre os primatas. Crédito da foto: Divulgação / Secom Sorocaba

A cidade de Sorocaba está participando, neste mês de julho, de uma atividade muito legal chamada “Cada macaco no seu galho”. É um curso de férias, on-line e gratuito, que está reunindo 19 instituições brasileiras que trabalham pela conservação da natureza. Nosso município será representado pelo Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” e pelo Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira”, que terão atividades com o tema “Unidos pela conservação”, nos próximos dias 9 e 10.

O curso terá atividades educativas on-line de duas a quatro vezes por semana, com destaque aos primatas. São muitos assuntos e opções que as crianças adoram. Hoje, por exemplo, os técnicos do Parque Ecológico de São Carlos falarão sobre o tema “E agora? Como atravessar essa rodovia?”, para discutir a situação dos animais que vivem nas matas perto das estradas. Para completar, ensinarão a fazer origamis de animais. Olha que delícia aprender isso!

Já as atividades dos os biólogos e educadores aqui de Sorocaba serão na quinta-feira, dia 9, com o quiz “Qual macaco sou eu?”, com o objetivo de apresentar algumas espécies brasileiras de primatas que vivem no zoo e suas características. São eles: sauim-de-coleira, muriqui-do-sul, sagui-do-tufo-preto, macaco-prego-do-peito-amarelo e bugio-preto. Já no dia 10 de julho, a programação terá a atividade “Que macaco será que fez a coisa?”, que contará com um vídeo investigativo com direito a uma visita ao setor de nutrição do zoo para descobrir curiosidades sobre o macaco-prego e o bugio, como a alimentação desses animais em vida livre e no zoológico, além de destacar a importância das áreas verdes e naturais para a conservação da fauna local.

Além dessas há muitas outras atividades previstas (veja abaixo). Todas as atividades poderão ser conferidas na página do Facebook criada para o curso de férias: www.facebook.com.br/CursodeFériasdeEducaçãoAmbiental. Chame um adulto para te ajudar no acesso e aproveite!

Confira o restante da programação

Sorocaba participa do ‘Cada macaco no seu galho’ A programação inclui várias atividades com diversão e aprendizados sobre o mundo dos macacos. Crédito da foto: Emidio Marques / Arquivo JCS (3/5/2010)

* Dia 8 - BioParque Rio (RJ) -- “Primatas do Brasil”

* Dia 12 - Parque Zoológico Municipal de Bauru (SP) -- “As aventuras do macaco-aranha”

* Dia 13 - Zoo Pomerode (SC) -- “Conversando sobre primatas”

* Dia 15 - Zoológico de Varginha (MG) -- “Cada macaco no seu galho”

* Dia 16 - Prefeitura de Sapucaia do Sul (RS) -- “Cacá lê para você! Quer ouvir uma história?”

* Dia 17 - Centro de Educação Ambiental e Zoológico Municipal de Garça (SP) -- “Desenhando com as sombras”

* Dia 19 - Arca do Noah Parque de Educação Ambiental (RJ) -- “Aprendendo com os saguis” e “Brigadeiro com pimenta rosa”

* Dia 22 - R3 Animal (SC) -- “Cuxiú: o macaco que bebe água com as mãos”

* Dia 23 - Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica/Prefeitura de Belo Horizonte (MG) -- Jogo da Memória “Macacos ameaçados: quem é quem?”

* Dia 24 - Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica/Prefeitura de Belo Horizonte (MG) -- “Uma aventura com os primatas brasileiros”

* Dia 26 - Parque Zoológico Municipal de Canoas (MG) -- “Proseando sobre bugios” e “Dando nome ao macaco”

* Dia 29 - Zoológico Municipal de Curitiba (PR) -- “Na trilha do muriqui”

* Dia 31 - Museu do Dante (SP) -- “Macaco na mão” e “Somos todos primatas!”

Galeria

Confira a galeria de fotos