Cruzeirinho

Sorocaba participa do ‘Cada macaco no seu galho’

Sorocaba participa do ‘Cada macaco no seu galho’
O Quinzinho de Barros e o Parque da Água Vermelha representarão a cidade falando sobre os primatas. Crédito da foto: Divulgação / Secom Sorocaba

A cidade de Sorocaba está participando, neste mês de julho, de uma atividade muito legal chamada “Cada macaco no seu galho”. É um curso de férias, on-line e gratuito, que está reunindo 19 instituições brasileiras que trabalham pela conservação da natureza. Nosso município será representado pelo Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” e pelo Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira”, que terão atividades com o tema “Unidos pela conservação”, nos próximos dias 9 e 10.

O curso terá atividades educativas on-line de duas a quatro vezes por semana, com destaque aos primatas. São muitos assuntos e opções que as crianças adoram. Hoje, por exemplo, os técnicos do Parque Ecológico de São Carlos falarão sobre o tema “E agora? Como atravessar essa rodovia?”, para discutir a situação dos animais que vivem nas matas perto das estradas. Para completar, ensinarão a fazer origamis de animais. Olha que delícia aprender isso!

Leia mais  Aventuras musicais para encarar a quarentena

Já as atividades dos os biólogos e educadores aqui de Sorocaba serão na quinta-feira, dia 9, com o quiz “Qual macaco sou eu?”, com o objetivo de apresentar algumas espécies brasileiras de primatas que vivem no zoo e suas características. São eles: sauim-de-coleira, muriqui-do-sul, sagui-do-tufo-preto, macaco-prego-do-peito-amarelo e bugio-preto. Já no dia 10 de julho, a programação terá a atividade “Que macaco será que fez a coisa?”, que contará com um vídeo investigativo com direito a uma visita ao setor de nutrição do zoo para descobrir curiosidades sobre o macaco-prego e o bugio, como a alimentação desses animais em vida livre e no zoológico, além de destacar a importância das áreas verdes e naturais para a conservação da fauna local.

Além dessas há muitas outras atividades previstas (veja abaixo). Todas as atividades poderão ser conferidas na página do Facebook criada para o curso de férias: www.facebook.com.br/CursodeFériasdeEducaçãoAmbiental. Chame um adulto para te ajudar no acesso e aproveite!

Confira o restante da programação

Sorocaba participa do ‘Cada macaco no seu galho’
A programação inclui várias atividades com diversão e aprendizados sobre o mundo dos macacos. Crédito da foto: Emidio Marques / Arquivo JCS (3/5/2010)

* Dia 8 – BioParque Rio (RJ) — “Primatas do Brasil”
* Dia 12 – Parque Zoológico Municipal de Bauru (SP) — “As aventuras do macaco-aranha”
* Dia 13 – Zoo Pomerode (SC) — “Conversando sobre primatas”
* Dia 15 – Zoológico de Varginha (MG) — “Cada macaco no seu galho”
* Dia 16 – Prefeitura de Sapucaia do Sul (RS) — “Cacá lê para você! Quer ouvir uma história?”
* Dia 17 – Centro de Educação Ambiental e Zoológico Municipal de Garça (SP) — “Desenhando com as sombras”
* Dia 19 – Arca do Noah Parque de Educação Ambiental (RJ) — “Aprendendo com os saguis” e “Brigadeiro com pimenta rosa”
* Dia 22 – R3 Animal (SC) — “Cuxiú: o macaco que bebe água com as mãos”
* Dia 23 – Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica/Prefeitura de Belo Horizonte (MG) — Jogo da Memória “Macacos ameaçados: quem é quem?”
* Dia 24 – Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica/Prefeitura de Belo Horizonte (MG) — “Uma aventura com os primatas brasileiros”
* Dia 26 – Parque Zoológico Municipal de Canoas (MG) — “Proseando sobre bugios” e “Dando nome ao macaco”
* Dia 29 – Zoológico Municipal de Curitiba (PR) — “Na trilha do muriqui”
* Dia 31 – Museu do Dante (SP) — “Macaco na mão” e “Somos todos primatas!”

Comentários