Buscar no Cruzeiro

Buscar

Snowball, a cacatua que dança as músicas dos seres humanos

21 de Julho de 2019 às 15:13

Snowball, a cacatua dançarina Snowball mostra um de seus passos. Crédito da foto: AFP Photo / Irena Schulz - Hand Out

Você conhece este aí do lado? É a famosa cacatua de crista amarela macho, chamada Snowball, uma estrela do YouTube há uma década, por sua habilidade de agitar seu corpo ao ritmo das músicas. Sua capacidade de dançar assim que a música começa chamou a atenção dos cientistas, que acabaram de escrever um artigo, baseado numa pesquisa, descrevendo seus movimentos de dança -- são 14 diferentes!

O estudo mostra que, pela primeira vez, outra espécie realmente dança a música dos seres humanos, espontaneamente e sem treinamento, apenas com base em seu próprio desenvolvimento e interação social com os humanos.

Para estudar o assunto, os cientistas expuseram o pássaro a sucessos musicais dos anos 80, três vezes cada, por 23 minutos, e filmaram o resultado. Uma observação detalhada possibilitou a identificação de 14 movimentos diferentes, incluindo uma impressionante batida da cabeça digna de um show de heavy metal e dois movimentos combinados.

O Snowball vive num santuário de pássaros em Duncan, Carolina do Sul, nos Estados Unidos, cuidado por sua dona, chamada Irena Schulz. Como o pássaro já ficou super famoso, eles vivem indo a programas de televisão. Nessas ocasiões, Irene conta as façanhas dos animal e Snowball mostra suas habilidades! (Da Redação, com informações da AFP)