Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sempre cabe mais um

15 de Novembro de 2020 às 00:01

Sempre cabe mais um Crédito da foto: Divulgação

Vanessa Marconato Negrão 

Esse é um livro feito para as crianças bem pequenas, a partir de zero ano. Infelizmente eu não consegui compartilhar essa leitura com nenhum pequenino ainda, mas por experiências anteriores com livros da mesma autora, já posso imaginar a reação dos bebês ao se depararem com os simpáticos personagens dessa história.

Uma baleia está na banheira, tomando tranquilamente seu banho. Até que uma tartaruga aparece com dor nas costas, e pula na banheira também! A baleia não se importa, mas o problema é que tem outros animais querendo um espacinho ali. E todo mundo vai chegando, e chegando, e chegando. Imagina no que isso vai dar? Garanto que é pura diversão.

Esse é um conto daquele em que as narrativas se repetem em sequência acumulativa, também conhecidos como lenga-lenga, parlenda ou “contos de nunca acabar”, que favorecem a memorização e a antecipação dos fatos. As ilustrações são cheias de graça e, como eu já disse, ideais para os leitores bem pequenos -- gostem eles de banho ou não.

A autora Susanne Straber é alemã e faz livros que circulam pelo mundo todo. Um deles, inclusive, já virou um filme. Outros livros seus que também valem a pena conferir são “Bem lá no Alto” e “Muito cansado e bem acordado”, que, como “Baleia na banheira” são publicados no Brasil pela Companhia das Letrinhas.

Venha você também para a banheira da baleia, onde sempre cabe mais um!

Vanessa Marconato Negrão  é professora e apaixonada pela literatura infantil.