Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sacis e sacisas

20 de Setembro de 2020 às 00:01

Sacis e sacisas Crédito da foto: Divulgação

Vanessa Marconato Negrão

Você já ouviu falar em sacisas? Eu não, até me deparar com esse livro.

A sacisa é a versão feminina do saci: aquele menino de uma perna só que apronta as maiores estripulias por onde passa. Pois imaginem vocês, o susto que foi quando autor desse livro saiu para caçar sacis e acabou encontrando sacisas! Ele se paramentou todo com roupas de caçador, armado com peneira e garrafão com rolha (para prender o danado), numa noite de sexta-feira. Ficou de tocaia no galho de uma figueira, perto do rio Buquira, onde sempre aparecem sacis. Assim que se formou um rodamoinho, ele, corajoso, jogou a peneira; mas, quando parou de girar, ele viu que tinha errado o alvo, e a sacisa que ele queria capturar já tinha subido no galho onde ele estava. E pronta para se vingar, disposta a aprontar uma trampolinagem com ele!

Mas, o caçador foi logo se explicando:

- Olha, eu só queria conversar com um saci. Estou escrevendo um livro sobre vocês.

- Que tipo de livro? - ela perguntou.

- Um livro para crianças como Bela Adormecida, Branca de Neve, Rapunzel e Cinderela.

- Pois fique sabendo que esses contos de fadas são, na verdade, contos de sacisas. É que foram mudando a história e se esqueceram da gente.

- Puxa, e eu nem sabia que existiam sacisas. Será que você podia me contar como essas quatro histórias realmente aconteceram?

Crianças, a sacisa contou tu-di-nho! Uma história mais legal que a outra. Se eu fosse você não perdia esse livro por nada!

“Contos de Sacisas” é escrito pelo querido José Roberto Torero (que já fez outras versões incríveis de histórias clássicas), ilustrado com muita criatividade pela Psonha e publicado pela Companhia das Letrinhas.

Vanessa Marconato Negrão é professora e apaixonada por literatura infantil.