Buscar no Cruzeiro

Buscar

Quinzinho tem um novo morador

14 de Junho de 2020 às 00:01

Quinzinho tem um novo morador O filhote macho de cervo-do-pantanal ao lado da sua mãe. Crédito da foto: Maria Rosa / Sema / Divulgação

Um filhote macho de cervo-do-pantanal é um dos novos habitantes do Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros. O seu nascimento, há 45 dias, foi muito comemorado, principalmente porque se trata de uma espécie ameaçada de extinção. Ele nasceu no mês de abril e é o terceiro filhote do casal que habita há anos o zoo.

Considerado o maior cervídeo da América Latina, o cervo-do-pantanal está ameaçado de extinção devido à caça predatória e à destruição de seu habitat. É um animal mamífero ruminante -- assim como os bois e as vacas, possui quatro estômagos que realizam a digestão com o auxílio de bactérias. Alimentam-se exclusivamente de vegetais.

O cervo-do-pantanal é muito arisco e esconde-se durante o dia. À noite, vai para as clareiras em grupos de cinco ou mais para alimentar-se de capim e plantas aquáticas, por isso frequentemente entra na água.

O Parque Zoológico Municipal está localizado na rua Teodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência. Por enquanto ainda não é possível vê-lo, pois o zoo está fechado para visitação desde o dia 17 de março deste ano, por conta de ações de combate ao novo coronavírus.