Buscar no Cruzeiro

Buscar

Que tal se divertir aprendendo algo?

03 de Maio de 2020 às 00:01

Que tal se divertir aprendendo algo? O game “Sons de animais” apresenta às crianças mais de 80 bichos diferentes. Crédito da foto: Reprodução

Jogar game é muito bom, desde que seja dentro dos limites de horário permitido pela família. Afinal, nada que é demais faz bem. Mas você sabia que vários jogos, além de serem legais, ainda ajudam a aprender? Nestes tempos em que não é possível ir até a escola, por causa do coronavírus, é uma boa ideia você complementar seus estudos jogando!

Por falar em jogos, sabia que existe uma profissão em que a função do trabalhador é criar games? Incrível, né? O Eliney Sabino, professor e coordenador do curso de Tecnologia em Jogos Digitais do Centro Universitário Facens, tem formado muita gente nessa área e hoje ele dá dicas de games educativos voltados a várias faixas de idade para os leitores do Cruzeirinho.

Eliney lembra que as crianças devem sempre falar para os pais e responsáveis sobre os jogos que estão acessando, porque nem sempre os indicados para a sua idade são mesmo apropriados para você. Apenas os adultos sabem. Isso porque alguns games têm chats em que as pessoas podem interagir com outras, o que é muito perigoso, pois alguns jogadores podem fingir que são crianças, com más intenções.

[irp posts="245247" ]

 

Ainda de acordo com o professor, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) determina o tempo de telas ao máximo de uma hora por dia, para crianças com idades entre 2 e 5 anos; o máximo de duas horas por dia, para crianças com idades entre 6 e 10 anos; e até três horas por dia para os que têm entre 11 e 12 anos, sempre com a supervisão dos pais. Aliás, ele afirma que os pais também devem jogar esses games. Olha só, que tal convidar sua família para brincar com você?

Sobre o limite do tempo em telas, que significa games, internet, televisão, não é por chatice dos adultos. Isso deve ser respeitado porque realmente faz mal para a saúde. Entre outros motivos, você pode ter insônia, desenvolver a falta de vontade de fazer exercícios físicos, ter problemas auditivos e de visão. É muito importante você saber isso, para que não tenha vontade de abusar do horário. Agora que já tem consciência que deve respeitar o tempo e jogar apenas os games adequados para a sua idade (desde que conferidos pela sua família), confira as dicas de jogos -- que podem ser baixados no celular ou tablet - e boa diversão!

1 a 5 anos

Que tal se divertir aprendendo algo? O game “Sons de animais” apresenta às crianças mais de 80 bichos diferentes. Crédito da foto: Reprodução

Para crianças que gostam de animais (e qual não gosta?) há um jogo perfeito. O game “Sons de animais” conta com uma lista com mais de 80 bichos. E é fácil jogar. Basta tocar na tela, que dá para ouvir os sons dos animais, seus nomes e características.

2 a 5 anos

Que tal se divertir aprendendo algo? No “Mundo Lego Duplo” são muitos cenários para serem explorados. Crédito da foto: Reprodução

No “Mundo Lego Duplo” as crianças podem explorar cada cenário. Elas também constroem usando blocos em 3D, estimulando muito a criatividade.

3 a 6 anos

Com o jogo educativo “Dino Tim” as crianças podem aprender desde as primeiras letras a palavras, até uma nova língua. Na história, algumas bruxas más raptaram a família de Tim. Graças à bruxa boa, é possível voar e coletar figuras que permitem fazer mágica e transformar as bruxas em animais!

Que tal se divertir aprendendo algo? No “Dino Tim” dá para aprender desde as primeiras letras e palavras até uma nova língua. Crédito da foto: Reprodução

Por meio de uma aventura emocionante, dá para resolver quebra-cabeças com cores e formas geométricas, correndo, voando, pulando e fazendo mágica para desbloquear os personagens de Dino e todos os modos de jogo. Entre as metas educacionais, se aprende a reconhecer formas geométricas, as primeiras palavras, letras, consoantes e vogais e até mesmo uma língua estrangeira (espanhol, francês e italiano).

2 a 8 anos

Que tal se divertir aprendendo algo? O “Lingokids” ensina inglês de uma maneira muito divertida e gostosa de aprender. Crédito da foto: Reprodução

O “Lingokids” ensina inglês para crianças de 2 a 8 anos. O jogo foi concebido por especialistas de educação em escolas, professores e tutores especializados em pré-escolar e aprendizagem precoce de língua para crianças. E o melhor: não é necessário ter conhecimento prévio de inglês.

6 a 10 anos

Que tal se divertir aprendendo algo? O “Monster Math 2” é um jogo educativo que ensina mais de 40 habilidades em matemática. Crédito da foto: Reprodução

Aprender matemática básica fica divertido e rápido com o “Monster Math 2”, um jogo educativo que aprimora mais de 40 habilidades em matemática, incluindo adição, subtração, multiplicação e divisão. O “Monster Math” é adequado a estudantes do 1º ao 5º ano. As crianças exploram novos mundos e aguardam ansiosamente por novos personagens. O enredo do jogo envolve planetas e monstros.

Dos 7 em diante

Que tal se divertir aprendendo algo? O “Stopots” é ideal para jogar com a família e sempre na companhia de um adulto de confiança. Crédito da foto: Reprodução

Com este jogo você tem de ter cuidado e só baixar se for brincar com adultos da sua casa. Isso porque envolve adicionar outros participantes e não faz sentido interagir com desconhecidos, não é mesmo? “Stopots” é ideal para jogar com a família e tem feito muito sucesso. Esse aplicativo está entre os mais baixados. “Stopots” é um jogo de Stop virtual, que envolve conhecimentos gerais. Também conhecido como Adedanha ou Adedonha, o game consiste em acertar o máximo de palavras que comecem com determinada letra, no menor tempo possível. Quem terminar primeiro, é o vencedor. (Daniela Jacinto)

Galeria

Confira a galeria de fotos