Buscar no Cruzeiro

Buscar

Que tal fazer um vulcão?

24 de Maio de 2020 às 00:01

Que tal fazer um vulcão? Se você optar por cobrir a garrafa pet com argila ou massinha, abuse da criatividade na hora de modelar e dá até para pintar!. Crédito da foto: Pixabay

Os vulcões são estruturas geológicas da natureza bem curiosas. São rochas, de formato cônico ou montanhoso, que, devido às altas temperaturas em seu interior, de tempos em tempos entram em erupção e soltam suas lavas.

Você já pensou em reproduzir um vulcão numa experiência dentro de casa, usando poucos materiais? O Cruzeirinho separou uma para você fazer, se divertir e aprender. Apesar de ser simples e sem perigo para as crianças, sempre é legal pedir a ajuda de um adulto para separar e fornecer os materiais. Ah, e essa experiência costuma fazer um pouquinho de sujeira... Veja só:

Vulcão de vinagre

* Pegue um grande pote ou bacia

* Coloque bicarbonato de sódio dentro do pote

* Coloque vinagre sobre o bicarbonato. As substâncias começarão a reagir imediatamente e a crescer na forma de espuma.

Isso acontece porque o bicarbonato de sódio é uma base e o vinagre é um ácido. Quando juntos, eles reagem formando ácido carbônico, que rapidamente se transforma em água e dióxido de carbono.

Para que o vulcão fique ainda mais realista você pode usar uma garrafa pet ao invés do pote grande, para que a “lava” suba e escorra ao redor da garrafa, da mesma maneira que um vulcão faz. Você ainda pode usar argila ou massinha para construir a montanha do vulcão ao redor da garrafa e usar um corante vermelho para que a mistura realmente pareça com lava!

Fonte: www.omo.com