Buscar no Cruzeiro

Buscar

Que tal experimentar?

17 de Maio de 2020 às 00:01

Que tal experimentar? Crédito da foto: Pixabay

Fazer experiências é sempre uma atividade que surpreende e faz aprender muitas coisas novas. Com materiais simples dá para se divertir e entender como muitas reações químicas acontecem.

A marca Omo separou algumas dessas experiências que as crianças adoram fazer. Confira:

Refrigerante de limão

Muita criança gosta de tomar refrigerante e essa é uma experiência que, no final vai virar a bebida! E o melhor: como é uma receita caseira, você pode controlar a quantidade de açúcar, para não exagerar.

* Esprema o suco de um limão dentro de um copo. Quanto mais limão, mais forte o sabor da fruta. A medida ideal é a mesma quantidade de água para a quantidade de suco de limão.

* Adicione uma colher de chá de bicarbonato de sódio e misture.

* Adicione açúcar à receita, se você quiser adoçar.

O refrigerante está pronto! Houve uma reação química entre o limão, substância ácida, com o bicarbonato de sódio que é básico. Essa reação gerou bolhas que são dióxido de carbono (CO2), as mesmas encontradas em um refrigerante industrializado. Mas esse, caseiro, não tem substâncias utilizadas para conservar e aromatizar a bebida.

Fonte: https://www.omo.com.

Ovos flutuantes

Que tal experimentar? Crédito da foto: Pixabay

Ovo boia ou afunda? Se você colocar um ovo dentro de um copo cheio de água, verá que ele vai parar no fundo do copo. Mas e se a água for salgada? Para fazer essa experiência use um copo grande que caiba um ovo dentro e siga os passos abaixo:

* Coloque água dentro do copo até a metade.

* Misture seis colheres de sopa de sal à água.

* Cuidadosamente, adicione mais água (sem sal) dentro do copo até enchê-lo. Cuide para não misturar a água salgada com a água sem sal.

* Devagar, coloque o ovo dentro do copo e veja o que acontece.

Essa experiência científica ensina sobre densidade de uma maneira divertida. A água salgada é mais densa do que a água normal -- e quando um líquido é mais denso, é mais fácil um objeto flutuar sobre ele. Por isso, quando você coloca o ovo dentro do copo, ele passa pela água normal e quando atinge a água salgada, que é mais densa, o ovo flutua. Se você não misturou as duas águas você verá um ovo incrível flutuando no meio do copo!

Fonte: https://www.omo.com.

Galeria

Confira a galeria de fotos