Buscar no Cruzeiro

Buscar

Quarentena estimula brincadeiras e criatividade

29 de Março de 2020 às 00:01

Crianças estão se divertindo muito em casa Arte: Anderson Magno

Ficar dentro de casa durante a quarentena, por causa da pandemia do coronavírus, tem feito pais e filhos se unirem ainda mais. Com o apoio da família, as crianças estão brincando muito e, claro, também fazendo tarefas escolares.

O fato é que o tempo das lições é bem mais reduzido do que se estivessem na escola. Com isso, sobraram muito mais horas, ao longo do dia, para a diversão. E o que elas têm feito? Nossa, tanta coisa! Estão se deliciando com jogos de tabuleiro, como banco imobiliário, damas, ludo, fazendo lindos desenhos, lendo e inventando histórias, cultivando plantas, curtindo mais o quintal e os animaizinhos da casa e até mesmo criando brinquedos! Confira:

Um girassol para o reencontro

https://youtu.be/jRo9LK-iREQ

O Francisco de Oliveira Garcia, de 6 anos, mora numa casa com quintal, onde tem algumas árvores. Ele conta que um dia ele e a vovó pegaram um vasinho e colocaram sementes de girassol. Agora, por causa do coronavírus, ele e a vovó não estão se vendo esses dias, mas Francisco tem cuidado com carinho da plantinha, regando, para quando esse período passar e a vovó puder visitá-lo, ela verá o lindo girassol que estará crescendo!

Para Francisco, esses dias estão sendo muito bons. “Estou me divertindo bastante. Estou brincando com os meus pais muito mais agora do que antes. Minha mãe comprou uma lousa, estou desenhando nela, brincando de forca com o meu pai e também de adivinhar o desenho”, afirma.

Crianças estão se divertindo muito em casa Além de cuidar da mudinha de girassol, Francisco está brincando muito com a lousa. Crédito da foto: Arquivo Pessoal

Ele e a mamãe reservaram um dia para arrumar o quarto e Francisco redescobriu alguns brinquedos que nem lembrava que tinha. “Achei um monte de coisa e separei tudo para doação”, comenta.

Francisco também encontrou muitos gibis. “Todas as noites quando vou dormir, a mamãe lê o gibi pra mim.” A única coisa é que está sentindo falta dos amigos da escola. Já das lições, ele confessa: nem tanto.

Com a cara lambuzada

https://youtu.be/uv9b2lJw3KA

Ela tem passado os dias rindo muito e com o rosto cheio de farinha! Assim tem sido a quarentena vivida por Isabella Rodrigues Rocha, 9 anos. Ela está brincando bastante com o seu pai de um desafio que viram na internet. Eles jogam jokenpô e quem perde tem de pagar castigo, ou seja, enfiar a cara numa tigela de farinha! “Estou há duas semanas em casa e brincando muito”, afirma.

Isabella também tem feito as lições da escola. “Estão mandando pelo aplicativo”, afirma. “Estou achando legais meus dias em casa, dormindo um pouco mais tarde, acordando um pouco mais tarde também… Estou comendo todos os dias com os meus pais, assistindo muitos desenhos e fazendo muitos bolos de chocolate. Devoramos os três bolos que fiz”, comenta, orgulhosa.

Crianças estão se divertindo muito em casa A Isabella tem passado seus dias de divertindo com seu pai, com a cara cheia de farinha!. Crédito da foto: Acervo Pessoal

Sobre o coronavírus, ela foi informada pelos pais e também tem acompanhado notícias pela TV. “Estou me prevenindo, limpando mais a casa, evitando sair e lavando bem as mãos”.

Acrobacias e invenções

Os irmãos Guilherme Centurion Bissolotti, 8 anos, e Gabriela Centurion Bissolotti, 6 anos, estão aproveitando muito! Enquanto o mais velho se dedica a inventar brinquedos, a caçula tem treinado acrobacias. “Agora que a gente não pode sair de casa, estou treinando estrelinha e acrobacias”, afirma Gabriela, que faz aula dessa modalidade. “Também estou pintando, brincando com o cachorro, com o meu irmão, jogando Uno, brincando de casinha...”, elenca.

https://youtu.be/tDdE-QTvWNU

Gabriela afirma que está com saudade da escola e sua mãe irá criar uma rotina de estudos, que iria começar logo no dia seguinte a esta entrevista.

Na opinião de Gabriela, o coronavírus é ruim “porque traz gripe pra gente e não podemos ir para a escola, temos de ficar trancados”. Por outro lado, todos da família estão brincando juntos, como acontece nos períodos de férias e feriados.

Crianças estão se divertindo muito em casa Gabriela está aproveitando seu tempo em casa para treinar acrobacias. Crédito da foto: Acervo Pessoal

Seu irmão, o Guilherme, tem se dedicado a inventar brinquedos. Ele criou um jogo de basquete com bolinha de gude, em que o desafio é arremessar a bolinha na cesta. Também criou um foguete e está agora se dedicando ao projeto do avião. Ele fez tudo isso sozinho, com materiais de reciclagem!

Crianças estão se divertindo muito em casa Guilherme tem usado sua criatividade para criar vários brinquedos. Crédito da foto: Acervo Pessoal

Guilherme confessa que sente falta dos amigos, mas não da escola. “Eu não gosto do coronavírus porque a gente não pode sair de casa, a gente tem medo de pegar esse vírus. Tem um monte de pessoas ficando doente, morrendo, e aí dá medo de pegar.”

Momento de bagunça

Crianças estão se divertindo muito em casa As brincadeiras são muitas, mas Vinícius também tem feito bastante lição. Crédito da foto: Acervo Pessoal

Vinícius Augusto Glauser Santos, 6 anos, afirma que está sentindo muita saudade da escola, dos amiguinhos antigos e das novas amizades que acabou de fazer -- e também da vovó e do seu primo. Enquanto o reencontro não acontece, ele está aproveitando mesmo é pra fazer bagunça! “Eu fico na cama brincando com meus brinquedos e fazendo bagunça em casa”, ri.

https://youtu.be/fmgoJr1PLzU

Ele também assiste TV e faz lição. “Minha mãe faz comida pra mim, aí faço lição, depois faço outra lição antes de comer e outra depois de comer. Eu e minha mãe também nos divertimos muito. Com meu pai, tenho jogado jogos e minha mãe aprendeu a jogar também.”

Pezinhos de feijão e muitas histórias

Crianças estão se divertindo muito em casa Antonella caprichou nos vasinhos coloridos para abrigar as mudinhas, que agora vão crescer. Crédito da foto: Acervo Pessoal

Imagina uma criança que caprichou até nos potinhos para poder plantar feijões e acompanhar o seu crescimento. Pois foi o que a Antonella Bernardes de Oliveira Dalbeto, 4 anos, fez. Ela enfeitou diversos potinhos e um ficou mais lindo do que o outro. Depois, pegou um algodão, molhou bem com água e colocou uma semente de feijão em cada um dos recipientes. Agora, ela irá acompanhar o crescimento dos pezinhos.

Antonella também está brincando de Lego e tem criado histórias bem divertidas com a ajuda da mamãe. “Ela fez um recorte de revista, nós colamos as imagens em um papel e inventei uma história com a cena”, descreve.

https://youtu.be/PXSntAFcnWI

A pequena sabe que não pode sair de casa por um período. “Tem um bichinho que se chama coronavírus e ele pode matar. Por isso tem de ficar em casa para se proteger e lavar bem as mãos.”

Antonella afirma que está com saudade da escola, mas também gostando de ficar em casa com a mamãe e o papai. “Estou com saudade dos amigos, mas eles estão mandando um monte de vídeo pra mim.”

Ioga, culinária e muitas canetas coloridas

Eles têm se dedicado a aprender coisas novas, como por exemplo ioga. Assim tem sido a rotina dos irmãos Manuella França Paz Novaes, 9 anos, e Guilherme França Paz Novaes, 8 anos.

O Guilherme conta que está fazendo muita, mas muita coisa, como jogar videogame, brincar com jogos de tabuleiro, de stop, com o cachorro -- o Mr. Bean -- e até mesmo cozinhar! “Fiz rolinhos de salsicha e de chocolate”, diz, todo empolgado.

Crianças estão se divertindo muito em casa Guilherme e Manuella estão fazendo muitas coisas em casa, inclusive na cozinha. Crédito da foto: Acervo Pessoal

Está também aproveitando para dormir bastante e também se dedicar a novos aprendizados, como a ioga. “Foi muito legal, assisti ioga on-line numa live e quase dormi”, conta. “Eu também brinquei de luta com meu pai e ainda estudei Ciências, aprendi sobre os estados físicos da água.”

Sobre o coronavírus, ele acredita que no Brasil estamos mais seguros, porque são poucos casos. “Na Itália eu não vou poder ir, porque teve bastante caso lá e estou com medo disso. Aqui teve alguns e estou me prevenindo comendo, passando álcool em gel e não saindo de casa.”

https://youtu.be/UZRJD2w4CQs

Sua irmã, a Manuella, está adorando essa fase. “É bem gostoso, é uma maravilha ficar em casa. Fico com as pessoas que eu gosto, mãe, pai, irmão, cachorro… Esse é o lado bom, mas tem o lado ruim também, que a gente não pode sair para brincar, não pode ir ao shopping comprar canetas... eu amo canetas”, afirma ela, que é colecionadora e tem muitas canetas de várias cores e estilos, que usa para desenhar.

Sobre o coronavírus, Manuella afirma: Óbvio, é um vírus, como já fala o nome. Ele gosta bastante de viajar e já está em quase todos os países.” Ela disse que sente saudade dos amigos da escola, dos professores e dos avós. “Como eles são idosos, e o coronavírus ataca mais idosos e bebês, que têm pouca imunidade, é mais perigoso.”

Ensaiando peça de teatro

Crianças estão se divertindo muito em casa Além dos ensaios, Gabriel está estudando tabuada e brincando com a irmã, Maria Alice. Crédito da foto: Acervo Pessoal

O ator mirim Gabriel Vinícius Ribeiro Garcia, 10 anos, tem ocupado seu tempo decorando seu papel para uma peça de teatro que estreará em outubro. O espetáculo se chama “O dia que a história parou” e é sobre crianças que só ficam no celular e não leem livros.

Gabriel também tem brincado com a irmã, a Maria Alice, de apenas sete meses. Ele ainda está decorando tabuada e se divertindo muito com o seu pai. “Estou achando ruim ficar sem ir para escola, porque não vejo meus amigos, mas também está sendo gostoso ficar em casa porque não preciso acordar cedo”, analisa.

https://youtu.be/KDX9dyE0Fak

Ele conta que mora em apartamento e não tem como sair. “Eu olho aqui da janela e a rua está vazia. Se eu morasse numa casa com quintal seria melhor, eu conseguiria brincar mais.”

Um terrário com manjericão e hortelã

Crianças estão se divertindo muito em casa Pedro quer mesmo é que essa fase passe logo para encontrar a vó e os amigos. Crédito da foto: Acervo Pessoal

Outra criança que tem feito muitas coisas divertidas é o Pedro Fernandes Ferreira, 7 anos. No entanto, para ele, não poder sair de casa é entediante. “Estou querendo que passe logo. Queria ver minha avó e meus amigos, mas não posso. Só que vejo eles pelo vídeo, mas é bem legal também”, diz.

Pedro tem estudado muito, mas também andado muito de rover pela casa. Além disso, está aproveitando para cantar karaokê, brincar com Lego e com suas cachorrinhas.

https://youtu.be/gwrv3U4kcII

Ele também criou um terrário. “Foi muito legal fazer. Plantei manjericão e hortelã. Tem de ficar no sol de manhã e tem de molhar a cada três dias, dá um pouco de trabalho, mas é bem legal”, conta. (Daniela Jacinto)

Galeria

Confira a galeria de fotos