Buscar no Cruzeiro

Buscar

Prevenção contra a dengue também é coisa de criança

31 de Março de 2019 às 06:17

Dengue: prevenção também é coisa de criança Assim é o Aedes quando adulto que, se infectado, pode transmitir dengue, zika, febre amarela e chikungunya. Crédito da foto: Divulgação

Você já deve ter visto, nos noticiários, diversas campanhas de combate à dengue. Na escola, os professores também falam muito a respeito, porque essa doença, para ser eliminada de vez, precisa da colaboração de todos. Crianças, adultos, jovens e idosos devem fazer a sua parte. Mas como? “Não deixando nenhum lugar com água parada”, ensina Gabriella Antunes, 8 anos.

Em todo o Brasil, o número de pessoas com dengue aumentou 264% este ano, em comparação com os primeiros meses de 2018, conforme o Ministério da Saúde. Já Sorocaba tinha, até terça-feira, dia 26, o registro de 99 casos confirmados da doença. O número este ano já é 115% maior que o somado durante todo o ano de 2018, quando 46 pessoas foram infectadas.

O mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, adora água parada. É nela que a fêmea, contaminada pelo vírus, deposita seus ovos. Assim que as larvas crescem, elas se transformam em mosquitos, que se espalharão por aí e silenciosamente picarão as pessoas, passando dengue para elas.

Dengue: prevenção também é coisa de criança A larva do mosquito Aedes aegypti. Crédito da foto: Divulgação

Menor do que os mosquitos comuns, o Aedes aegypti é fácil de ser identificado porque é preto com listras brancas no tronco, na cabeça e nas pernas. E a Gabriella disse que sabe muito bem como deve fazer para acabar com ele. “Devemos tirar a água acumulada em pneus, manter garrafas usadas com tampas e, se não tiverem tampa, deixá-las com a boca para baixo. Também devemos manter as lixeiras e caixas d’água com a tampa fechada, colocar sabão em pó ou detergente no ralo do banheiro e colocar terra nos pratinhos das plantas”, ensina.

Dengue: prevenção também é coisa de criança Gabriella. Crédito da foto: Fábio Rogério

Gabriella aprendeu muito vendo as orientações na televisão e também porque sua família fala bastante a respeito. Ela comenta que se uma pessoa for infectada, poderá sentir dor nos olhos, dor de cabeça e ter febre alta. “Também podem aparecer manchas vermelhas pelo corpo e tem perigo de morrer.”

Dengue: prevenção também é coisa de criança Luiza. Crédito da foto: Fábio Rogério

Ela lembra que esse mosquito ainda pode transmitir outras doenças como o zika, a febre amarela e chikungunya. Sua irmã, a Luiza, de 6 anos completou as explicações dizendo que para se proteger é importante passar repelente. “Nosso pai também passa inseticida na casa toda e a vovó faz o mesmo na casa dela.”

Dengue: prevenção também é coisa de criança Mirella. Crédito da foto: Fábio Rogério

Mirella Beatriz Hernandes Cristófano, 10 anos, afirma que na sua escola teve atividade sobre o tema, no ano passado. Os alunos fizeram recortes de imagens que mostravam o que poderia ser feito para evitar acúmulo de água. “E escrevemos o motivo de não poder deixar água parada”, disse. Irmão de Mirella, Claudio Felipe, de 4 anos, fez questão de comentar que se informou sobre a dengue pela internet. “Mas a professora também já falou disso na escola.”

Dengue: prevenção também é coisa de criança Claudio. Crédito da foto: Fábio Rogério

Fique atento aos sintomas

Além de febre alta, a dengue provoca sintomas como dor de cabeça, nos músculos e nas articulações (joelhos, ombros, cotovelos), mas em crianças a doença se manifesta de forma mais branda. Ao contrário dos adultos, os pequenos não costumam sentir dores de cabeça tão fortes, mas podem ter vômito e dores abdominais, principalmente de barriga. Muitas vezes a doença é confundida com uma gripe comum ou virose.

A dengue também causa sonolência e moleza. Por isso a doença ganhou esse nome, afinal a palavra “dengue” tem origem espanhola e significa dengoso.

É preciso ficar atento quando a febre aparece sem nenhum motivo aparente e persiste por mais de dois dias. Se, além da febre, você reparar que está mais irritado, chorando muito, sem apetite ou com sonolência, é melhor pedir para ir ao médico.

Tratamento

Não existe tratamento específico para dengue. O médico receitará alguns remédios apenas para aliviar esses sintomas ruins. Mas há uma coisa simples e muito importante para quem está com dengue: se hidratar. É importante ingerir muito líquido como água, sucos, chás, soros caseiros, etc.

O que você pode fazer para ajudar no combate ao mosquito:

Tire a água de pneus, guarde em local coberto ou fure para não acumular mais o líquido;

Dengue: prevenção também é coisa de criança Crédito da foto: Reprodução

Limpe bem com escova ou bucha os potes de água para animais;

Dengue: prevenção também é coisa de criança Crédito da foto: Reprodução

Mantenha lixeiras bem tampadas;

Dengue: prevenção também é coisa de criança Crédito da foto: Reprodução

Deixe ralos limpos e com um pouco de detergente ou sabão em pó;

Dengue: prevenção também é coisa de criança Crédito da foto: Reprodução

Preencha pratos de vasos de plantas com areia. Atenção com bromélia, babosa e outras plantas que podem acumular água;

Dengue: prevenção também é coisa de criança Crédito da foto: Reprodução

Deixe garrafas sempre com tampa ou, se não tiverem, viradas com a boca para baixo.

Dengue: prevenção também é coisa de criança Crédito da foto: Reprodução

(Da Redação, com informações do Ministério da Saúde)

Galeria

Confira a galeria de fotos