Buscar no Cruzeiro

Buscar

Preta ou branca?

24 de Março de 2019 às 00:01

Preta ou branca? Estas zebras foram fotografadas em seu recinto ao ar livre do zoológico de Berlim, na Alemanha. Crédito da foto: AFP / Monika Skolimowska

Elas são brancas de listras pretas ou pretas de listras brancas? Não há quem tenha visto uma zebra sem pensar nessa pergunta curiosa. Esses mamíferos, que pertencem à família dos cavalos, são nativos das savanas do continente africano. São exatamente as listras que chamam mais atenção, pela precisão de traços.

[irp posts="81256" ]

 

As zebras são animais herbívoros e se alimentam preferencialmente em pastagens. Há três espécies no mundo: a zebra-da-planície, a zebra-de-grevy e a zebra-da-montanha. Em geral, costumam medir cerca de 1,5 metro e podem pesar até 450 quilos. Ao contrário de seus parentes próximos, os cavalos, as zebras nunca foram domesticadas pelo homem.

Mas, afinal, e as listras? Até os cientistas já mudaram de opinião! Há alguns anos se acreditava que eles eram animais brancos com listras pretas, pois suas barrigas são brancas. Porém, pesquisas feitas com embriões mostraram que a cor de fundo das zebras é preta e as listras são brancas.

Esse desenho nos pelos acontece com traços verticais na cabeça, pescoço, parte dianteira e corpo. Já a parte de trás e as pernas possuem riscas horizontais. E sabe por que elas são assim? Para se camuflar na mata e, assim, conseguir fugir dos predadores. (Da Redação)