FUA
Jornal Cruzeiro do Sul
  • Notícias
  • Região
  • Necrologia
  • Informação Livre
  • Brasil
  • Exterior
  • Economia
  • Artigos
  • Do Leitor
  • Editorial
  • Notícias
  • Agenda
  • Presença
  • Cinema
  • Canal 1
  • Letra Viva
  • Outro Olhar
  • Tá Na Rede
  • Notícias
  • Magnus Futsal
  • São Bento
  • Esportes na TV
  • Agro
  • Casa e Acabamento
  • Cruzeirinho
  • Educação
  • Guia Saúde
  • Imóveis & Cia
  • Inclusão
  • Mix
  • Motor
  • Pets
  • Receitas
  • Revistas
  • Tecnologia
  • Turismo
  • UNISO Ciência
  • Publicidade Legal
  • Imóveis
  • Empregos
  • Veículos
  • Diversos
  • Acesse
  • Acervo Digital
  • Assine
  • Experimente
  • Portal do Cliente
  • Termos e Condições de Uso
  • Área do Cliente

FUA

  • Anuncie
  • Contato
Jornal Cruzeiro do Sul Confiável desde 1903.
Assine agora
Capa Sorocaba Geral Opinião Cultura Esporte Conteúdo de marca Suplementos Classificados Jornal Digital Últimas

Conteúdo desta editoria

  • Notícias
  • Região
  • Necrologia
  • Informação Livre

Sorocaba

Veja os destaques desta editoria

Conteúdo desta editoria

  • Brasil
  • Exterior
  • Economia

Geral

Veja os destaques desta editoria

Conteúdo desta editoria

  • Artigos
  • Do Leitor
  • Editorial
  • Go Fashion
  • Rota do Equilíbrio

Opinião

Veja os destaques desta editoria

Conteúdo desta editoria

  • Notícias
  • Agenda
  • Presença
  • Cinema
  • Canal 1
  • Letra Viva
  • Outro Olhar
  • Tá Na Rede

Cultura

Veja os destaques desta editoria

Conteúdo desta editoria

  • Notícias
  • Magnus Futsal
  • São Bento
  • Esportes na TV

Esporte

Veja os destaques desta editoria

Conteúdo desta editoria

  • Agro
  • Casa e Acabamento
  • Cruzeirinho
  • Educação
  • Guia Saúde
  • Imóveis & Cia
  • Inclusão
  • Mix
  • Motor
  • Pets
  • Receitas
  • Revistas
  • Tecnologia
  • Turismo
  • UNISO Ciência

Suplementos

Veja os destaques desta editoria

Conteúdo desta editoria

  • Publicidade Legal
  • Empregos
  • Empregos Burh
  • Veículos
  • Imóveis
  • Diversos

Conteúdo desta editoria

  • Acesse
  • Acervo Digital
  • Assine
  • Experimente
  • Portal de Clientes
  • Termos de Condições de Uso

Jornal Digital

Veja os destaques desta editoria

Confiável desde 1903.
Assine agora

Buscar no Cruzeiro

Buscar

Suplementos / Cruzeirinho

Parques e espaços culturais realizam programação de férias

12 de Janeiro de 2020 às 00:01

O curso de férias “Aquagito” será no Parque da Água Vermelha, voltado a crianças de 5 a 8 anos de idade. Crédito da foto: Assis Cavalcante / Prefeitura de Sorocaba

 

Uhuuu! As férias escolares continuam em janeiro. E para curtir bastante este período de descanso antes da volta às aulas, o Cruzeirinho traz uma lista de atividades que você pode fazer na nossa região para se divertir com seus amigos e familiares. E o melhor: todas são de graça!

Como já é tradição neste período, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), oferece cursos de férias voltados às crianças e adolescentes nos parques Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, Água Vermelha João Câncio Pereira e Biquinha. É de graça, mas para garantir a vaga é preciso ficar atento e se inscrever com antecedência.

As atividades coordenadas pelo setor de Educação Ambiental da Sema têm como objetivo proporcionar às crianças momentos de lazer educativo, em contato com a natureza, estimulando uma infância saudável, por meio de atividades lúdicas que despertam para o protagonismo juvenil e o cuidado com o meio ambiente.

Que tal aproveitar pelo menos um dia de suas férias para conhecer o Parque da Biquinha? É um espaço muito bonito e agradável. Crédito da foto: Emídio Marques (11/10/2019)

O curso de férias “Aquagito” será de 20 a 24 de janeiro, das 8h às 12h, no Parque da Água Vermelha, para meninos e meninas, de 5 a 8 anos de idade. O tema será “Os super-heróis da natureza” e contará com diversas atividades lúdicas, como oficina, bate-papo e brincadeiras. São oferecidas 40 vagas, que serão preenchidas por ordem de chegada. A inscrição ocorrerá nos dias 16 e 17 de janeiro, das 9h às 13h, no Centro de Educação Ambiental do Parque da Água Vermelha, que fica na rua România, 150, no Jardim Europa. É obrigatório levar um comprovante de idade no ato da inscrição. Mais informações pelo telefone (15) 3221-6643.

Para adolescentes com idades entre 12 e 16 anos, a opção é o “Animazoo Adolescente”, que ocorrerá de 28 de janeiro a 1º de fevereiro, de manhã, no Parque Zoológico Municipal. O curso de férias conta com bate-papo, oficinas, gincanas, jogos e outras atividades lúdicas. Neste ano, o tema será “Não deixe as cores se apagarem: Todos juntos pela conservação”, proposta pela Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (Azab).

Serão disponibilizadas 40 vagas. Para participar, os interessados deverão realizar sua inscrição até amanhã (13), exclusivamente on-line, no site da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (www.meioambiente.sorocaba.sp.gov.br). Se o número de inscritos ultrapassar a quantidade de vagas, será realizado um sorteio. O Zoo está localizado na rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, e funciona de terça a domingo, das 9h às 17h.

Para adolescentes com idades entre 12 e 16 anos, a opção é o “Animazoo Adolescente”, que ocorrerá de 28 de janeiro a 1º de fevereiro. Crédito da foto: Emídio Marques (14/11/2017)

Já no Parque da Biquinha teve o “Férias na Bica”, que aconteceu na última semana e teve como tema “Vida de Insetos”. Mesmo que você não tenha participado, que tal aproveitar pelo menos um dia de suas férias para conhecer o local? É um espaço muito bonito e agradável, além disso conta com playground e trilhas. O endereço é avenida Comendador Pereira Inácio, 1.112, no Jardim Emília.

Artes visuais

Em Itu, o museu Fábrica de Artes Marcos Amaro (Fama) realiza o “Faminha de férias” entre os dias 22 e 26 de janeiro. Crédito da foto: Divulgação

 

Para quem curte artes visuais, como pinturas e esculturas, o museu Fábrica de Artes Marcos Amaro (Fama), de Itu, vai oferecer várias atividades lúdicas gratuitas. O “Faminha de férias” acontece entre os dias 22 e 26 de janeiro e reúne uma série de ações voltadas para o público infantil e familiares tendo em vista o protagonismo da criança no museu.

Haverá oficinas, contação de histórias, jogos e brincadeiras ministrados por profissionais parceiros da Fama que atuam na nossa região. Serão cinco dias de mergulho na construção de conhecimento por meio da arte contemporânea e da ludicidade.

O roteiro conta com oficina de colagem e assemblage com o uso de diferentes materiais e texturas; palestra sobre a história das tintas e como eram confeccionadas em períodos distintos; ação educativa de arqueologia e até um dia de caça ao tesouro. A programação completa está disponível no site https://famamuseu.org/2019/faminha-de-ferias. O Fama fica na rua Padre Bartolomeu Tadei, 9, Itu.

No Sesc

Neste mês, o Sesc Sorocaba também está com uma programação especial para as crianças. Um dos destaques é a oficina “Cataventos autômatos”, que os artistas visuais Leonardo Gallep e Alexandre Nacari vão coordenar no dia 23 (quinta-feira), das 14h às 16h.

Nesta oficina, voltada a crianças de 7 a 12 anos, os participantes vão poder construir um caleidoscópio, que é um brinquedo formado por um pequeno tubo de cartão e miçangas coloridas, que ao ser movimentado recebe luz exterior e cria efeitos visuais com diversas combinações de formas e cores. O Sesc Sorocaba fica na rua Barão de Piratininga, 555, Jardim Faculdade. (Felipe Shikama)

Galeria

Confira a galeria de fotos

Ver galeria

Toque para abrir a galeria

Ver foto
Ver foto
Ver foto
Jornal Cruzeiro do Sul
Editorias
  • Sorocaba
  • Agenda
  • Artigos
  • Brasil
  • Canal 1
  • Casa e Acabamento
  • Cinema
  • Condomínios
  • Cruzeirinho
  • Do Leitor
  • Educação
  • Educa Mais Brasil
  • Esporte
  • Economia
  • Editorial
  • Exterior
  • Guia Saúde
  • Informação Livre
  • Letra Viva
  • Magnus Futsal
  • Mix
  • Motor
  • Pets
  • Receitas
  • Revistas
  • Necrologia
  • Outro Olhar
  • Presença
  • São Bento
  • Tá na Rede
  • Tecnologia
  • Turismo
  • Uniso Ciência
Expediente
  • Expediente
  • Projeto Memória
  • Política de Privacidade
Fale conosco
  • Fale com o Cruzeiro
  • Atendimento ao Assinante
  • Anuncie no Cruzeiro
  • Anuncie no ClassiCruzeiro
  • Publicidade Legal
  • Repórter Cidadão
  • Trabalhe Conosco
Parceiros
  • ClassiCruzeiro
  • CruzeiroCard
  • Cruzeiro FM 92.3
  • CruxLab
  • Grafsul
  • Depositphotos
  • Burh
  • Pink do Bem OSSEL
FUA
Fundação Ubaldino do Amaral
  • www.fua.org.br
  • Colégio Politécnico
  • Lar Escola Monteiro Lobato
  • Liga Sorocabana de Combate ao Câncer
  • Vila dos Velhinhos

Contato

Redação: (15) 99789-3913
Central/Assinante: (15) 2102-5100 - ramal 5110
Comercial: (15) 2102-5100 - ramal 5060
Enviar e-mail para Redação Enviar e-mail para Central/Assinante Enviar e-mail para o Comercial

Redes Sociais

Faça download do aplicativo
  • Play Store e App Store
Todos os direitos reservados © 2025 Cruzeiro do Sul
Fale com a Redação
Use este canal de Whatsapp para falar diretamente com a Redação do Cruzeiro do Sul
Enviar Mensagem Enviar Mensagem
Repórter cidadão
Deixe sua mensagem