Buscar no Cruzeiro

Buscar

Para ler juntos: pais e filhos

12 de Abril de 2020 às 00:01

Para ler juntos: pais e filhos Crédito da foto: Divulgação

Vanessa Marconato Negrão

Já repararam como os adultos estão sempre ocupados? Cada hora com uma coisa. E a gente mal repara nisso se não tiver uma criança por perto pedindo alguma coisa.

Nós, adultos, corremos tanto pra viver, ganhar dinheiro, saber mais, dar conta das tarefas, que vivemos dizendo para as crianças que solicitam nossa atenção: agora não!

É por isso que quando dizem que as crianças são difíceis eu geralmente respondo: difícil é ser criança num mundo cheio de gente sempre ocupada e preocupada com alguma coisa!

Alguém mais velho pode argumentar: isso é coisa desse tempo de tecnologia, antigamente não era assim! Ah, era sim. A prova é esse livro, que foi escrito há 40 anos já tratava disso.

“Agora não, Bernardo!” conta a história de um menino que, por mais que tente, não consegue ser ouvido por seus pais. Ele primeiro dá um “oi” para o pai, que concentrado em martelar um prego na parede responde: agora não, Bernardo” Ele tenta, então, falar com a mãe, que rega um vaso de planta. Adivinha o que a mãe diz? “Agora não, Bernardo!”

Se sentindo sozinho, Bernardo vai para o jardim. Só que no jardim, um visitante indesejado o aguarda: um monstro! Um grande, feio e roxo monstro! E agora? O que será de Bernardo?

Quem fez esse livro, escrita e ilustração, foi David Mckee e, como eu já disse, em 1980. Apesar de tanto tempo ter passado, ele continua super atual e até mais significativo com o passar dos anos. Já foi editado no Brasil três vezes: em 1994, 2016 e em 2019, agora publicado pela WMF Martins Fontes.

Vanessa Marconato Negrão é professora e apaixonada por literatura infantil.