Buscar no Cruzeiro

Buscar

Para crianças e adultos

09 de Fevereiro de 2020 às 00:01

Para crianças e adultos Crédito da foto: Reprodução

Vanessa Marconato Negrão

Este é um livro que me emocionou profundamente -- e não houve nenhuma pessoa a quem eu oferecesse a leitura que não se emocionasse também. Ao final, vem um suspiro e um sorriso. Desses livros que a gente quer ter sempre ao alcance das mãos, para reler cada vez que a vida ficar meio esquisita.

A editora Intrínseca, que distribui o livro tem uma definição perfeita dele: “’Cem -- o que aprendemos na vida’ é sobre tudo o que a vida nos traz: a primeira cambalhota, o primeiro amor, a primeira vez que você toma café e a descoberta de que o mundo é verdadeiramente imenso. Suas frases curtas e ilustrações sensíveis percorrem ano a ano as transformações que nos tornam quem somos, mostrando que mesmo que muitos aniversários já tenham se passado, ainda é possível não se sentir adulto, e que, amadurecendo, percebemos que o tempo é não apenas precioso, mas também condescendente: até o fim ele nos dá espaço para viver”.

Quem escreveu foi a jornalista alemã Helke Faller e quem ilustrou foi o italiano Valério Vidali. Vidali tem um traço marcante e arrojado, dois de seus livros foram escolhidos pelo New York Times como melhores livros ilustrados de 2019.

Vanessa Marconato Negrão é professora e apaixonada por literatura infantil