Buscar no Cruzeiro

Buscar

Papai Noel revela como é a sua vida

22 de Dezembro de 2019 às 00:01

Papai Noel revela como é a sua vida O Papai Noel, durante um dos atendimentos às crianças. Ele está circulando por vários lugares de Sorocaba. Crédito da foto: Fabio Rogério

Figura carismática, de quem todas as crianças se lembram com a chegada do Natal, o Papai Noel leva uma vida simples, mas de muito trabalho no restante do ano. É que para conseguir distribuir os presentes para todas as crianças na noite de Natal, a missão é precedida de uma série atividades, como a leitura atenciosa das cartinhas, a separação dos presentes e, principalmente, o monitoramento do comportamento das crianças ao longo de todo o ano.

É tanta coisa que nem mesmo o Papai Noel consegue fazer sozinho. Por isso, ao lado da Mamãe Noel, ele conta com um verdadeiro exército de duendes, que o auxiliam em sua casa, situada num pequeno vilarejo na Lapônia, no norte da Finlândia.

Apesar de ser um senhor bastante ocupado, ainda mais nesta época do ano, o Cruzeirinho conseguiu uma entrevista exclusiva o Papai Noel! A conversa aconteceu na última terça-feira (17), na praça de eventos do shopping Iguatemi Esplanada, onde desde o dia 9 de dezembro, o Bom Velhinho tem passado os dias, para receber cartinhas, conversar e tirar fotos com as crianças e também os adultos. Esse, no entanto, não é o único lugar de Sorocaba que ele tem ficado. Papai Noel disse que está circulando por vários lugares da cidade, para atender o maior número de crianças possível.

Nesta entrevista, o Papai Noel revela com detalhes como é a sua vida no Polo Norte, como faz para conseguir entregar presente a todas as crianças e o mais importante: explica qual é o verdadeiro significado do Natal. Confira:

Cruzeirinho: Qual é o seu verdadeiro nome?

É Noel.

Onde você mora?

Na Lapônia. Fica no Polo Norte. É muito longe e frio. Por isso as renas não podem vir para cá, no shopping, porque elas sofrem com o calor. Elas me trouxeram até aqui, mas eu as deixei em uma geladeira bem grande.

Como é sua rotina ao longo do ano?

O ano inteiro eu fico me preparando para o Natal, fabricando brinquedos, separando, lendo as cartinhas. Eu e a minha turma de duendes, que são meus ajudantes. A Mamãe Noel também ajuda.

O senhor, então, é casado, e tem filhos?

Sou casado com a Mamãe Noel mas não tenho filhos.

E como é essa história que o senhor sabe do comportamento das crianças? É verdade que elas têm que ser obedientes ao longo do ano para ganhar presente de Natal? Como é que o senhor sabe se a criança foi ou não bom menino ou boa menina?

Como eu te falei, o Papei Noel tem muitos ajudantes. Dentre eles os duendes invisíveis, que de vez em quando vão nas casas para ver como as crianças estão se comportando e se merecem ganhar presente. Por isso não adianta querer enganar o Papai Noel porque ele sabe. É preciso obedecer papai e mamãe, comer direitinho, escovar os dentes e dormir na hora certa.

Como o senhor escolhe os presentes? Tem que mandar carta?

Normalmente eu minha equipe sabemos, mas é sempre bom mandar cartinha. Eu adoro receber carta. Infelizmente, hoje, as pessoas estão preferindo enviar mais mensagens por email e WhatsApp.

São muitas crianças e muitos presentes. O senhor já se confundiu e já fez alguma entrega errada?

Isso quase nunca acontece. É muito difícil. Tenho tudo na cabeça e quando chega o Natal está tudo organizado.

Papai Noel, no Brasil não é comum as casas terem chaminé. Isso dificulta o seu acesso para entregar os presentes na noite de Natal?

Não. Se não tem chaminé eu entro pela porta. Eu tenho uma chave mágica que abre qualquer porta.

Nesta época do ano a gente vê muitos Papais Noéis. Nos shoppings e até na televisão. Existe um só ou existem vários?

Papai Noel verdadeiro é um só, mas eu tenho alguns ajudantes. Quando não posso ir, mando algum ajudante fantasiado para me representar. O importante é saber que o Papai Noel representa o Espírito do Natal.

E qual é o verdadeiro significado do Natal?

É a comemoração do nascimento do menino Jesus e a gente precisa levar essa celebração e essa alegria no coração.

Contato emocionante

Vestido de vermelho, com seu inconfundível gorro, botas e cinto bem marcado sobre a barriga, além da barba longa e branquinha, o Papai Noel emocionou o pequeno Vitor Lima, de apenas 3 anos, que passeava no shopping com a sua mamãe. Apesar de tantas evidências visuais, Vitor ainda estava em inseguro sobre quem seria aquele velhinho simpático, até que ouviu a gargalhada, o que não deixou mais dúvidas: “Ho, ho, ho”, exclamou, com sua voz grave e potente.

Papai Noel revela como é a sua vida Vitor disse que pediu um dinossauro bem grande. Crédito da foto: Divulgação

Tímido, o menino repetiu ao Papai Noel o pedido que já havia feito na cartinha, que está colocada junto à árvore de Natal da sua casa: um dinossauro bem grande.

Já Matheus Americo dos Santos, de 6 anos, que também estava no shopping com os pais, aproveitou a oportunidade para dar um abraço bem apertado no Papai Noel. “É a primeira vez que eu vejo ele assim, de pertinho”, comentou.

Papai Noel revela como é a sua vida Matheus: primeira vez que vê o Noel bem de perto. Crédito da foto: Divulgação

Engana-se quem pensa que são apenas as crianças que se encantam diante do Bom Velhinho. É muito comum a presença de adultos e até idosos que chegam a ficar na fila para abraçar, conversar e fazer pedidos especiais ao Papai Noel. (Felipe Shikama)

Você sabia?

* Em Portugal o Papai Noel é conhecido como Pai Natal, já nos Estados Unidos é chamado de Santa Claus. Ao redor do mundo, o Bom Velhinho tem outros nomes como Viejito Pascuero (Chile), Perè Noel (França), Babbo Natale (Itália), Julemanden (Dinamarca) e tantos outros.

* As renas do Papai Noel são as únicas renas do mundo que sabem voar, ajudando-o a entregar os presentes para as crianças do mundo todo na noite de Natal. Quando o Papai Noel pede para serem rápidas, elas podem ser mais rápidas do que um trem-bala, que é o tipo de transporte mais rápido que existe. Mas quando ele quer, elas tornam-se lentas.

* Os nomes das renas, em português, são: Rodolfo, Corredora, Dançarina, Empinadora, Raposa, Cometa, Cupido, Trovão, Relâmpago e Bernardo.

* Existe uma lenda que diz que Rodolfo teria entrado para equipe de renas titulares por ter um nariz vermelho e brilhante, que ajuda a guiar as outras durante as tempestades. Desde que ele passou a fazer parte da equipe, a quantidade de renas passou a ser nove, diferente dos trenós tradicionais, puxados por oito renas.

Galeria

Confira a galeria de fotos