Olhe pela janela
Crédito da foto: Divulgação
Vanessa Marconato Negrão
Nenhuma janela do mundo tem a mesma paisagem. Já pensou nisso? Aqui da minha janela eu vejo um Manacá florido, passarinhos, uma bola de basquete esquecida, um mamoeiro carregado, folhas secas no chão e muitas outras coisas. E daí da sua janela, o que você vê?
Desde março desse ano fomos obrigados a passar mais tempo em casa, e em consequência disso, passamos mais tempo olhando pela janela, tantas janelas, tantos ângulos, tantas histórias.
No livro “Da minha janela”, escrito por Otávio Júnior, somos convidados a olhar através da sua janela. De lá se vê telhados remendados, gente para todo lado, crianças indo para a escola, o campinho de futebol lotado, pessoas se refrescando na piscina e um sem fim de cores.
A cada página os desenhos maravilhosos de Vanina Starkoff ganham mais vida e quase saltam da página. A cada olhar, um detalhe nos surpreende. Da primeira vez que olhei reparei nas garças que passam enfileiradas em meio às ilustrações e me lembrei das garças que à tardinha passam também pela minha janela. Já numa segunda folheada notei as bananeiras carregadas de frutos.
Uma das crianças para quem eu li me mostrou os pássaros e as pipas coloridas. As imagens são um deleite, onde os olhos pousam captam um novo detalhe.
“Da minha janela” é publicado pela Companhia das Letrinhas.
Vanessa Marconato Negrão é professora e apaixonada por literatura infantil.