Buscar no Cruzeiro

Buscar

Olha o bico

03 de Abril de 2019 às 06:31

Olha o bico Crédito da foto: AFP / Sakis Mitrolidis

O tamanho do bico é, com certeza, a característica que mais chama atenção nesta ave. O pelicano possui também uma bolsa em sua garganta. E é exatamente essa dupla -- bico e bolsa -- que é usada por esse animal para pegar os peixes, sua alimentação preferida. Por dia, são necessários muitos quilos de peixe para matar sua fome.

A bolsa debaixo do bico funciona como uma espécie de “concha” na hora da caça. O pelicano mergulha o bico nas águas de lagos, rios ou mar à procura do seu alimento e, quando o retira, a bolsinha está cheia de peixes.

Quando adultos, os pelicanos podem chegar a medir 1,80 metro de altura. Além de serem craques nos voos, os pelicanos são ótimos nadadores. E o que os faz assim é mais uma característica típica dessa espécie: eles possuem patas totipalmadas, com quatro “dedos” unidos por uma membrana, que funcionam como os pés de pato.

Nos dias de hoje, os pelicanos são encontrados em todos os continentes, menos na Austrália. Eles não são animais solitários, preferem viver em colônias. Na hora de se reproduzir, cada fêmea coloca cerca de três ovos, que são cuidados pelo casal, por várias semanas até darem origem aos filhotes. Os pelicanos podem viver até 52 anos!