Buscar no Cruzeiro

Buscar

O urso sul-americano

04 de Novembro de 2018 às 10:16

Você já ouviu falar no urso-de-óculos? Talvez sim, talvez não. Mas você já se perguntou por que ele tem este nome? Será que ele usa óculos? Será que enxerga bem? As respostas são “não” e “sim”: ele não usa óculos, mas enxerga muito bem, obrigado! Então por que esse nome?

Os ursos-de-óculos são muito espertos. Crédito da foto: Peônia Pereira/Divulgação.

Os ursos-de-óculos são conhecidos assim porque possuem duas manchas arredondadas, de cor bege, ao redor dos olhos. Como o pelo deles é bem escuro, estas manchas chamam atenção e fazem parecer que estão usando óculos! Mas eles têm outros nomes também. Os cientistas, por exemplo, os chamam de Tremarctos ornatus. Os ursos-de-óculos são muito especiais. Para começar, eles são o único tipo de urso que existe aqui na América do Sul. Só que não vivem no Brasil. Eles vivem nas montanhas que fazem parte da chamada Cordilheira dos Andes em países como a Venezuela, a Colômbia, o Equador, o Peru, a Bolívia e a Argentina. Por esse motivo, são também conhecidos como urso-andino.

São muito espertos: adoram escalar árvores e costumam construir plataformas em cima delas, para descansar, se esconder e armazenar alimentos. Por falar em alimentos, apesar de também comerem carne, preferem uma boa saladinha. Amam comer frutos da época e plantas como bromélias, cactos, brotos de bambu, milho, raízes e até insetos.

A notícia triste é que são considerados muitos vulneráveis à extinção, ou seja, correm um sério risco de desaparecer do planeta. Os principais motivos são a caça e a diminuição de tamanho das florestas onde vivem. A boa notícia é que aqui no Zoo de Sorocaba mora um casal de ursos-de-óculos: o Pepito e a Penélope. Eles já tiveram dois filhotes. O primeiro é um macho que nasceu em 2015 e atualmente vive no Zoológico de Piracicaba.

O segundo nasceu no dia 4 de junho deste ano, ou seja, hoje faz cinco meses de idade. Se você for ao Zoo de Sorocaba poderá vê-lo com sua mamãe. Ainda não sabemos se o mais novo habitante do zoo é um “menino” ou uma “menina”, já que a mamãe Penélope é muito ciumenta e não deixa ninguém chegar perto dele. Mas fique atento, pois assim que soubermos, faremos uma campanha para a escolha do seu nome! E, se quiser saber mais sobre os ursos-de-óculos, escreva para [email protected]. (MSc. Peônia Brito de M. Pereira - Bióloga, Técnica ambiental responsável pelo setor de Educação Ambiental do PZMQB)