Buscar no Cruzeiro

Buscar

Olhar para o céu pode ser fonte de diversão e conhecimento

17 de Maio de 2020 às 00:01

O que você vê, quando olha para o céu? Mélanie reconhece, no céu, sua avó, que para ela virou uma estrela. Crédito da foto: Arquivo Pessoal

Vivemos num mundo cheio de belezas, mas acabamos nos acostumando a elas de tal forma que nem sempre paramos para admirá-las. O céu, por exemplo, diariamente proporciona verdadeiros espetáculos, mesmo quando chove. No entanto, nada se compara a vê-lo de noite, todo estrelado. Já durante o dia, nem é preciso ter muita imaginação para observar as nuvens formando diferentes tipos de figuras. Há quem tenha se surpreendido com dinossauros, piratas, corações e até galinha d’angola! Hoje, o Cruzeirinho mostra um pouco do que as crianças têm observado ao direcionar seus olhinhos lá para o alto.

A Mélanie Cristina Ferreira Lima, 8 anos, afirma que gosta muito de ver as estrelas. Ela consegue identificar as Três Marias e uma outra bem especial, que tem um brilho diferente. “É a minha avó, que virou uma estrela”, conta. O nome da sua avó é Regina e Mélanie sabe exatamente onde a estrela que se tornou fica localizada.

Mélanie também admira muito a Lua, principalmente quando ocorre o fenômeno superlua rosa. Recentemente, no dia 7 de abril, foi possível observar. Durante o fenômeno, a Lua chega mais perto da Terra, então é possível vê-la até 14% maior e quase 30% mais brilhante.

Mélanie também comenta que já viu um eclipse. Para quem não sabe, existem dois tipos, o solar e o lunar. O eclipse solar ocorre quanto a Lua fica entre o Sol e a Terra, projetando a sua sombra sobre a Terra. Quando o Sol é completamente tampado pela Lua, ocorre o eclipse solar total. É quando o dia vira noite por alguns minutos. Já o eclipse lunar ocorre quando a Lua entra na região da sombra da Terra, gerada pelo Sol, e essa sombra vai cobrindo a Lua, podendo tampá-la totalmente.

Durante o dia, Mélanie diz que já viu o trenó do Papai Noel e duas renas. “E um coração também.”

Planetas, estrelas e anjos

O que você vê, quando olha para o céu? Lucca e Vinícius conhecem detalhes sobre o céu com o aplicativo SkyView. Crédito da foto: Arquivo Pessoal

Lucca Leite da Costa, 7 anos, gosta de olhar pro céu porque, além de achar legal, mata a curiosidade e aprende coisas novas. Isso porque ele observa o céu com a ajuda do aplicativo SkyView. Basta apontar para o local que deseja, que ele mostra descrições sobre estrelas e planetas. “Conheço o Cinturão de Órion, é onde tem as Três Marias, sabia?”, conta.

Lucca também tem informações sobre o Cruzeiro do Sul. “Antigamente, quando não existia bússola, as pessoas se guiavam por essa constelação para saber onde estavam os pontos norte, sul, leste e oeste”, explica.

Outra coisa que Lucca aprendeu é que Plutão deixou de ser considerado um planeta e agora é classificado como planetoide. Aliás, para não confundir planetas com estrelas, aqui vai uma dica: os planetas têm um brilho fixo, já as estrelas ficam piscando (cintilando, na linguagem da astronomia). Outra diferença é que as estrelas ficam sempre na mesma posição. Já os planetas se deslocam.

O Lucca ainda contou que outro dia foi fazer uma atividade na escola em que deveria responder qual é o planeta mais quente. Ele perguntou aos pais, que disseram ser Mercúrio, pela proximidade com o Sol, mas Lucca desconfiou que era Vênus e acertou. “Mesmo sendo o segundo mais perto do Sol, isso acontece porque em Mercúrio tem água”, diz.

Seu irmão, Vinícius, de 5 anos, ainda é muito novo e não tem tanto conhecimento quanto Lucca, mas já está aprendendo bastante coisa. Ele afirma que conhece as Três Marias e gosta muito de admirar a Lua. No domingo passado, dia 10, o céu ficou cheio de satélites e o pequeno, fazendo uso de sua imaginação, encontrou uma linda explicação. Bem naquele momento, ele estava falando com a reportagem e então disse: “Não são satélites, são anjos, porque eles têm uma coroinha que estou vendo. Também têm uma espatulazinha pequenininha amarela e o corpinho branco.”

Já durante o dia, Vinícius disse que viu nuvens com diversos formatos. “Vi cachorro, gato, um T-Rex (tiranossauro), pirata do Caribe, um prédio, um carro e uma galinha d’angola”.

Cores do entardecer

O que você vê, quando olha para o céu? Valentina e Catarina adoram observar o céu no entardecer. Crédito da foto: Arquivo Pessoal

O entardecer, quando o céu fica com várias cores, é o que Catarina Gomes Caldini Sisternas Fiorenzo do Nascimento, de 5 anos, mais gosta de admirar. É quando ocorre o pôr do sol. Catarina disse que também curte ver o céu à noite, mas não lembra os nomes das estrelas.

Sua irmã mais velha, a Valentina, de 9 anos, também gosta muito de admirar o céu. “É bonito e tem uma boa paisagem para desenhar”, comenta ela, que costuma desenhar bastante.

Valentina afirma que desenha tanto o dia como a noite, mas assim como sua irmã, prefere o céu no período da tarde, quando está escurecendo. “Porque fica com uma cor bonita, rosada e alaranjada.”

Entre as estrelas que conhece, estão a Ursa Maior e a Ursa Menor. Ela afirma que foi aprendendo aos poucos, pela TV e na escola, durante conversas com os amigos.

Sobre observar formatos das nuvens, ela afirma que costuma fazer isso mais quando está com tédio. “Porque aí não tem nada pra fazer e isso é relaxante”, diz.

Valentina só deita no chão para ficar observando as nuvens quando está calor e o chão fresquinho. Ela já viu formatos de bebê, coelho e coroa.

Conhecimento premiado

O que você vê, quando olha para o céu? Maria Clara já viu as nuvens em formatos de bichos e personagens. Crédito da foto: Arquivo Pessoal

A Maria Clara Rufca Novais, 8 anos, é outra criança que entende bastante sobre o céu. Ela inclusive tem diversos certificados e premiação conquistados na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. “Ganhei medalha por ter tirado a melhor nota”, conta. Ela tem aula de astronomia na escola desde o 1º ano e disse que a professora costuma levar os alunos ao planetário.

Entre as estrelas que conhece, ela cita a Intrometida -- é a quinta estrela da constelação Cruzeiro do Sul. Maria Clara também citou a constelação de Leão, a Ursa Maior e Ursa Menor e as Três Marias, entre outras.

Admiradora da Lua, apesar de gostar mais da cheia, ela acha interessante quando fica na fase crescente. “Porque parece o sorriso do personagem do gato, da história da Alice”, justifica.

Maria Clara também admira o céu quando o Sol está se pondo. Ela já viu as nuvens formarem diversos formatos de bichos e de personagens de desenho. “Vi um ganso da família do Patinho Feio, vi elefante e também o Papai Noel.” (Daniela Jacinto)

Galeria

Confira a galeria de fotos