Buscar no Cruzeiro

Buscar

‘O que é que há, velhinho?’

19 de Julho de 2020 às 00:01

‘O que é que há, velhinho?’ Crédito da foto: Reprodução

Pernalonga vai fazer 80 anos! É isso mesmo, o coelho mais esperto do planeta surgiu oficialmente pela primeira vez no dia 27 de julho de 1940, no curta animado O Coelho Selvagem, ao lado do caçador atrapalhado Hortelino Troca-Letras e declamando o seu famoso bordão. Personagem da série de animação Looney Tunes e mascote da Warner, há oito décadas o astuto coelho arranca gargalhadas enquanto mastiga sua cenoura e apronta com seus amigos no cinema e, mais tarde, nas telinhas da TV.

Há quem diga que o Pernalonga é inspirado em um personagem de Walt Disney: a lebre Max Hare. Aliás, o Pernalonga é conhecido por ser um coelho, mas traz também, em seus traços, inspirações em uma lebre -- como as orelhas compridas. Na dúvida, ficamos com o que aponta o seu nome oficial: Bugs Bunny, ou “coelho de Bugs”. Bugs era o apelido de Ben Hardaway, um dos diretores e desenhistas das animações do estúdio Warner Bros que participou da fase inicial do personagem.

Até então, Pernalonga não tinha nome, e seu desenho era bem diferente do que conhecemos hoje. Happy Rabbit (ou coelho feliz), o seu “protótipo”, apareceu pela primeira vez em 1938, com pelo branco e personalidade bem diferente. A seguir, Tex Avery e Robert McKimson lapidaram o personagem e deram a ele os traços e o comportamento que conhecemos e tanto nos diverte.

Embora apareça em diferentes situações e viva na floresta em muitos desenhos, Pernalonga tem “casa”: o dublador original do coelho, o ator Mel Blanc, deu a ele um sotaque que homenageia os moradores das regiões do Brooklyn, um distrito de Nova York.

Ao longo desses 80 anos, Pernalonga ganhou até um Oscar, a maior premiação do cinema mundial, e uma estrela na calçada da fama em Hollywood! Isso graças ao prêmio de Melhor Curta-Metragem de Animação de 1958. É tanta fama que o coelho fez uma carreira de mais de 160 curtas de animação, além de participações em outros filmes, e em 1996 chegou a dividir a telona com o astro do basquete Michael Jordan, em Space Jam -- O Jogo do Século.

O filme mais recente foi Looney Tunes -- De Volta à Ação, em 2003, um ano depois do coelho ser eleito como o melhor personagem de desenhos animados de todos os tempos em pesquisa de uma revista americana. Em 2010, os estúdios Warner voltaram a produzir a série animada, agora toda ambientada na cidade grande. (Da Redação, com informações de Estadão Conteúdo)

Aniversário terá comemoração na TV

‘O que é que há, velhinho?’ Crédito da foto: Reprodução

Para homenagear o aniversariante do mês, os canais Boomerang e Cartoon Network, da TV por assinatura, programaram a exibirão de uma seleção com os melhores episódios das histórias de Pernalonga e seus amigos, além do filme Space Jam -- O Jogo do Século, que tem participação do coelho ao lado do astro do basquete Michael Jordan.

Será um momento especial para os fãs de todas as idades, que ainda se divertem com o personagem que, com uma boa sacada, consegue passar a perna em todos -- menos na namorada, Lola, que está mais amalucada do que nunca na nova versão do show animado.

A programação especial de Looney Tunes clássico e New Looney Tunes já está em exibição no Boomerang, de segunda a sexta, às 18h, e aos sábados e domingos, às 11h, seguindo até dia 31. E, no dia 27, terá uma maratona das franquias, junto com o filme Space Jam, entre 16h e 20h. No Cartoon Network, o melhor de Pernalonga contará com uma hora de programação, entre a sexta-feira, 24, e segunda, 27, às 16h e 23h, com a exibição do longa Space Jam no dia 24, às 21h, e no sábado 25, às 13h. (Com informações de Eliana Silva de Souza - Estadão Conteúdo)

O coelho a toda hora na internet

A Warner Bros. está disponibilizando no seu portal WB Kids GO vários episódios da Turma do Pernalonga, dublados em português, tanto dos shows clássicos (que passaram na televisão brasileira pelas TVs Globo e SBT), quanto os chamados reboots (novas versões), chamados de The New Looney Tunes.

A plataforma digital conta ainda com passatempos e histórias em quadrinhos (em inglês) para leitura on-line e não se limita ao coelho: tem também as aventuras de Tom & Jerry, Os Flinstones, Scooby Doo e muitos outros personagens inesquecíveis cujos direitos pertencem, atualmente, à Warner. O endereço é: www.wbkidsgo.com/pt-br/. (Da Redação, com informações de Eliana Silva de Souza - Estadão Conteúdo)

Galeria

Confira a galeria de fotos