Buscar no Cruzeiro

Buscar

O mundo prestou atenção nos gafanhotos

05 de Julho de 2020 às 00:01

O mundo prestou atenção nos gafanhotos Os gafanhotos até vivem sozinhos, mas também se movimentam os grupos de milhões deles. Crédito da foto: Emidio Marques / Arquivo JCS (28/5/2015)

Na última semana fomos surpreendidos com uma notícia inusitada: uma nuvem de gafanhotos, formada por mais de 400 milhões desses insetos, se aproximava do Brasil. Muitas imagens foram mostradas, nos jornais e na televisão, enquanto os gafanhotos sobrevoavam cidades do Paraguai e da Argentina. Segundo os cientistas, esses animais comem, em média metade de seu peso por dia -- ou seja, a nuvem pode consumir diariamente 400 mil toneladas de vegetais! Com isso, a preocupação são as grandes lavouras de trigo, aveia e cevada, além das plantações diversas. Mas, afinal, que inseto é esse?

Os gafanhotos são insetos da espécie Orthoptera, à qual também pertencem os grilos. Entre suas principais características está ter o fémur das pernas posteriores muito grandes e fortes, o que lhes permite deslocarem-se aos saltos. Possuem pequenas antenas e seu tamanho pode variar bastante, de 1,5 centímetro até aproximadamente 12 centímetros. Suas cores costumam variar também: o corpo pode ser marrom-avermelhado ou verde, o que os ajudam a se camuflar nas matas. Já suas pernas podem ser pretas, amarelas ou verdes.

Apesar dessas nuvens, os gafanhotos são insetos que até vivem tranquilos e solitários. Os grupos enormes, como o visto essa semana na América do Sul, acontecem quando eles se reproduzem com muita rapidez. Nessa situação, deixam de ser insetos inofensivos para se tornar uma praga -- e, tão antiga que já foi até citada na Bíblia. Você já ouviu falar das dez pragas do Egito? Pois bem, uma delas era uma nuvem de gafanhotos.