Buscar no Cruzeiro

Buscar

O lobo-guará está com tudo!

09 de Agosto de 2020 às 00:01

O lobo-guará está com tudo! A lobinha que nasceu no Quinzinho está se desenvolvendo bem, dentro dos padrões da espécie, e com muita saúde. Crédito da foto: Divulgação / Secom Sorocaba

Escolhido para ilustrar a nova cédula de R$ 200 que será lançada em breve, o lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) foi bastante comentado nos últimos dias. Também porque, além da escolha pelo Banco Central, o Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros (PZMQB) anunciou o nascimento de uma filhote fêmea da espécie ameaçada de extinção no dia 8 de junho. A lobinha que nasceu no Quinzinho e ilustra esta reportagem está com dois meses, pesa 2,4 kg, tem 57 cm de comprimento e 26 cm de altura. Quando adulto, o lobo-guará pode medir até um metro de altura e pesar 30 quilos.

O lobo-guará é o maior canídeo da América do Sul e habita as áreas abertas e de Cerrado, principalmente nas regiões Centro-oeste, Sudeste e Sul no Brasil, assim como alguns países vizinhos, como Paraguai e Argentina. As principais causas de ameaça de extinção da espécie são atropelamentos, perda de habitat, envenenamento, caça, entre outras. Além de carne, também comem vegetais. E apesar do grande porte e do título de “lobo”, é tímido, solitário e praticamente inofensivo, preferindo manter distância de populações humanas. (Da Redação, com informações da Secom Sorocaba)