Buscar no Cruzeiro

Buscar

O elefante vindo da Ásia

31 de Maio de 2020 às 00:01

O elefante vindo da Ásia O elefante asiático toma um banho gostoso no Zoológico de Jerusalém. Crédito da foto: AFP / Gali Tibbon

Os elefantes são os maiores animais terrestres do mundo, pois chegam a pesar toneladas. Mas você sabia que esses mamíferos são divididos em duas espécies? Pois é, existem os elefantes africanos e os elefantes asiáticos -- como este da foto, tomando um banho bem gostoso no Zoológico de Jerusalém.

O elefante asiático, cujo nome científico é Elephas maximus, é uma espécie encontrada na Índia e no Nepal. Os machos podem chegar a medir até 2,75 metros de altura (bem maior que um ser humano) e pesar até quatro toneladas. Mesmo as fêmeas, menores, ainda assim são gigantes: medem até 2,40 metros de altura, com um peso de cerca de 2,5 toneladas. Ainda assim, ambos são menores que os elefantes africanos.

Em relação a seus colegas da África, os elefantes asiáticos possuem orelhas menores e quatro unhas nas patas traseiras (os africanos têm três). As fêmeas dessa espécie não têm presas de marfim (por isso, é bem provável que essa da foto seja uma fêmea).

Desde 1986, o elefante asiático está em perigo de extinção, pois suas populações diminuíram pelo menos 50% nas últimas três gerações. Isso acontece principalmente em razão da caça e da destruição do seu habitat. Em 2003, os pesquisadores estimaram que ainda existiam, nas florestas, entre 41.410 e 52.345 elefantes dessa espécie, que costumam viver até 75 anos. (Com informações da Wikipédia)